Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.15 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio de Educação Física (EF), realizado na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), pretende reflectir, de forma sustentada no conhecimento científico, o percurso formativo do professor estagiário na sua formação inicial para desenvolver a capacidade de sistematizar o conhecimento tratado e produzido durante este ano lectivo, e articulá-lo de forma coerente e intencional para promover a sua aplicação na prática pedagógica que se pretende eclética.
Neste âmbito, procedeu-se ao enquadramento contextual da ESJM para adequar os trabalhos efectuados durante o estágio com base nas particularidades do meio onde nos inserimos. Assim, foram desenvolvidos diversos trabalhos de planeamento, controlo
e avaliação decorrentes da prática lectiva, nos quais requereram uma gestão adequada
do processo de ensino-aprendizagem. A assistência às aulas do professor estagiário e do professor experiente permitiu auxiliar a nossa preparação e desenvolvimento das aulas.
Foram ainda desenvolvidas duas actividades de natureza científico-pedagógica
(individual e colectiva), uma actividade de integração no meio e de intervenção na
comunidade escolar. Estas foram enquadradas no estágio pedagógico com o objectivo
de responder às necessidades decorrentes da prática pedagógica no contexto escolar.
Esta prática de estágio permitiu-nos dominar um conjunto de instrumentos e métodos de investigação que contribuíram não só para uma acção pedagógica mais eficaz e reflexiva, como para a operacionalização de um suporte teórico que oriente a
futura actividade profissional aquando da integração no sistema educativo.
A multiplicidade de funções, característica dominante da prática de estágio,
permitiu-nos desenvolver a capacidade de gestão sistematizada, do tempo disponível
para o desenvolvimento adequado e eficaz do processo de ensino-aprendizagem.
Os comportamentos solicitados neste mestrado contribuíram para o germinar do gosto pela pesquisa, reflexão, produção e apresentação de conhecimentos inerentes à prática pedagógica.
Description
Keywords
Estágio pedagógico Educação física Processo de ensino-aprendizagem Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais