Publication
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder Arsénio | |
dc.contributor.advisor | Correia, Ana Luisa | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Dario João Macedo Lino | |
dc.date.accessioned | 2013-09-24T13:30:23Z | |
dc.date.available | 2013-09-24T13:30:23Z | |
dc.date.issued | 2013-09-24 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio de Educação Física (EF), realizado na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), pretende reflectir, de forma sustentada no conhecimento científico, o percurso formativo do professor estagiário na sua formação inicial para desenvolver a capacidade de sistematizar o conhecimento tratado e produzido durante este ano lectivo, e articulá-lo de forma coerente e intencional para promover a sua aplicação na prática pedagógica que se pretende eclética. Neste âmbito, procedeu-se ao enquadramento contextual da ESJM para adequar os trabalhos efectuados durante o estágio com base nas particularidades do meio onde nos inserimos. Assim, foram desenvolvidos diversos trabalhos de planeamento, controlo e avaliação decorrentes da prática lectiva, nos quais requereram uma gestão adequada do processo de ensino-aprendizagem. A assistência às aulas do professor estagiário e do professor experiente permitiu auxiliar a nossa preparação e desenvolvimento das aulas. Foram ainda desenvolvidas duas actividades de natureza científico-pedagógica (individual e colectiva), uma actividade de integração no meio e de intervenção na comunidade escolar. Estas foram enquadradas no estágio pedagógico com o objectivo de responder às necessidades decorrentes da prática pedagógica no contexto escolar. Esta prática de estágio permitiu-nos dominar um conjunto de instrumentos e métodos de investigação que contribuíram não só para uma acção pedagógica mais eficaz e reflexiva, como para a operacionalização de um suporte teórico que oriente a futura actividade profissional aquando da integração no sistema educativo. A multiplicidade de funções, característica dominante da prática de estágio, permitiu-nos desenvolver a capacidade de gestão sistematizada, do tempo disponível para o desenvolvimento adequado e eficaz do processo de ensino-aprendizagem. Os comportamentos solicitados neste mestrado contribuíram para o germinar do gosto pela pesquisa, reflexão, produção e apresentação de conhecimentos inerentes à prática pedagógica. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/463 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário | por |