Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

dc.contributor.advisorLopes, Helder Arsénio
dc.contributor.advisorCorreia, Ana Luisa
dc.contributor.authorGonçalves, Dario João Macedo Lino
dc.date.accessioned2013-09-24T13:30:23Z
dc.date.available2013-09-24T13:30:23Z
dc.date.issued2013-09-24
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractO presente relatório de estágio de Educação Física (EF), realizado na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), pretende reflectir, de forma sustentada no conhecimento científico, o percurso formativo do professor estagiário na sua formação inicial para desenvolver a capacidade de sistematizar o conhecimento tratado e produzido durante este ano lectivo, e articulá-lo de forma coerente e intencional para promover a sua aplicação na prática pedagógica que se pretende eclética. Neste âmbito, procedeu-se ao enquadramento contextual da ESJM para adequar os trabalhos efectuados durante o estágio com base nas particularidades do meio onde nos inserimos. Assim, foram desenvolvidos diversos trabalhos de planeamento, controlo e avaliação decorrentes da prática lectiva, nos quais requereram uma gestão adequada do processo de ensino-aprendizagem. A assistência às aulas do professor estagiário e do professor experiente permitiu auxiliar a nossa preparação e desenvolvimento das aulas. Foram ainda desenvolvidas duas actividades de natureza científico-pedagógica (individual e colectiva), uma actividade de integração no meio e de intervenção na comunidade escolar. Estas foram enquadradas no estágio pedagógico com o objectivo de responder às necessidades decorrentes da prática pedagógica no contexto escolar. Esta prática de estágio permitiu-nos dominar um conjunto de instrumentos e métodos de investigação que contribuíram não só para uma acção pedagógica mais eficaz e reflexiva, como para a operacionalização de um suporte teórico que oriente a futura actividade profissional aquando da integração no sistema educativo. A multiplicidade de funções, característica dominante da prática de estágio, permitiu-nos desenvolver a capacidade de gestão sistematizada, do tempo disponível para o desenvolvimento adequado e eficaz do processo de ensino-aprendizagem. Os comportamentos solicitados neste mestrado contribuíram para o germinar do gosto pela pesquisa, reflexão, produção e apresentação de conhecimentos inerentes à prática pedagógica.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/463
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titleRelatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Monizpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoDarioGonçalves.pdf
Size:
2.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: