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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo disserta sobre a criação, a implementação e os impactos da
escola a tempo inteiro na gestão dos tempos livres das crianças do Ensino Fundamental
em Portugal. Trata-se de uma abordagem qualitativa em que os dados colhidos através
das entrevistas realizadas a duas entidades governamentais, às autarquias locais, às
Directoras e professores de escolas a tempo inteiro (ETI). Foram também aplicados trinta
questionários aos docentes em exercício nas escolas-alvo. A investigação revela que a
escola a tempo inteiro foi instituída pelo Governo Português duma Região Autónoma
(Ilha da Madeira), com a participação e o envolvimento da comunidade educativa, após
ponderados múltiplos factores que afectavam as aprendizagens dos alunos. Esta medida
implementada produziu mudanças ao nível da escola, das crianças, das famílias, dos
professores e da comunidade educativa. Conclui-se, ainda, a existência de implicações para os professores a nível da empregabilidade, da colaboração e da convivência.
Description
Keywords
Escola a tempo inteiro (ETI) Ocupação de tempos livres Actividade de enriquecimento do currículo Ensino fundamental . Centro de Artes e Humanidades
Citation
POCINHO, M., & CAPELO, R. (2009). Optimização dos tempos livres das crianças portuguesas face aos desafios das “novas” famílias do século XXI, Educere et Educare – Revista de Educação, 4 (8). ISSN 1981-4712