Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portuguesesPublication . Pocinho, Margarida; Capelo, Maria Regina Teixeira FerreiraNeste trabalho, apresentamos uma investigação realizada com professores, no qual se procura determinar a vulnerabilidade ao stress ; identificar as principais fontes de stress ; estabelecer as principais estratégias de coping; analisar se as estratégias deste condicionam a presença de stress laboral; e reconhecer se a autoeficácia percebida é preditora desse tipo de stress . Trata-se duma investigação por questionário, do tipo correlacional, e a amostra é constituída por 54 professores do Ensino Básico público português. As respostas ao Questionário sociodemográfico e profissional; ao Questionário de Vulnerabilidade ao Stress — 23QVS (Serra, 2000); ao Questionário de Stress nos Professores — QSP (Gomes et al ., 2006; Gomes, 2007); ao Coping Job Scale — CJS de Latack (adaptação de Jesus & Pereira, 1994); e à Escala de Avaliação de Autoeficácia Geral (Ribeiro, 1995) revelam que 20,4% dos docentes são vulneráveis ao stress ; os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos são as principais fontes de stress ; as estratégias de controlo são as mais utilizadas pelos participantes para enfrentar o stress , seguidas das de escape e das de gestão de sintomas. Os professores não vulneráveis ao stress utilizam principalmente estratégias de controlo e apresentam níveis mais elevados de eficácia perante a adversidade, bem como de iniciativa e persistência em relação aos professores vulneráveis ao stress
- Optimização dos tempos livres das crianças portuguesas face aos desafios das “novas” famílias do século XXIPublication . Pocinho, Margarida Dias; Capelo, Maria Regina Teixeira FerreiraO presente estudo disserta sobre a criação, a implementação e os impactos da escola a tempo inteiro na gestão dos tempos livres das crianças do Ensino Fundamental em Portugal. Trata-se de uma abordagem qualitativa em que os dados colhidos através das entrevistas realizadas a duas entidades governamentais, às autarquias locais, às Directoras e professores de escolas a tempo inteiro (ETI). Foram também aplicados trinta questionários aos docentes em exercício nas escolas-alvo. A investigação revela que a escola a tempo inteiro foi instituída pelo Governo Português duma Região Autónoma (Ilha da Madeira), com a participação e o envolvimento da comunidade educativa, após ponderados múltiplos factores que afectavam as aprendizagens dos alunos. Esta medida implementada produziu mudanças ao nível da escola, das crianças, das famílias, dos professores e da comunidade educativa. Conclui-se, ainda, a existência de implicações para os professores a nível da empregabilidade, da colaboração e da convivência.
- Adaptação de uma escala de avaliação do engagement no trabalho do professor (UWES)Publication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, MargaridaEste estudo avalia as dimensões do engagement que os professores utilizam para lidar com o seu trabalho docente. Para a avaliação das dimensões utilizou-se a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) elaborada por Schaufeli e Bakker (2003), distinguindo-se as variáveis vigor, dedicação e absorção. Os resultados obtidos nesta investigação (N=54) coincidem com estudos anteriores quanto à consistência interna das três subescalas, que é estável e satisfatória. Revelam também que a UWES apresenta-se como um instrumento válido e adequado para ser utilizado em investigações futuras.
- Resilience, daily spiritual experience and self-efficacy of the university teachers: differentiation according to postgraduate trainingPublication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Brasil, Christina César Praça; Serrano-Díaz, Noemí; Silva, Raimunda Magalhães; Catrib, Ana Maria Fontenelle; Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo; Silva, Rita Maria Lemos BaptistaThe required training of university teachers has been increasingly affected by changes in world politics, a product of globalization that is giving new profiles to the world of work. This study analyzes the differential perceptions of resilience, daily spiritual experience and self-efficacy of Brazilian university lecturers based on postgraduate academic training. For this reason, a quantitative and cross-sectional study is presented with the participation of 189 lecturers from a private university in the northeast of Brazil. The representations of the participants were evaluated from the answers given to the scales of resilience, daily spiritual experience and self-efficacy of the university lecturers, depending on the postgraduate training. An analysis of the differences based on graduate training suggests that graduate lecturers perceive themselves to be more resilient than their non-doctoral and doctoral peers; that non-doctoral university professors perceive a greater acceptance of life than doctorates; there was no significant differentiation in everyday spiritual experience; Postdoctoral university professors stand out for feeling greater self-efficacy in relation to didactic strategies for lesson planning, didactic strategies to actively involve students, and didactic strategies to promote interaction in the classroom. It is concluded that postgraduate training influences the representations of university professors about the way in which they face the adversities of daily work and how they evaluate their teaching self efficacy. It follows that the promotion of postgraduate training of university professors is of utmost importance, specifically at the postdoctoral level, since this variable can become a determining factor in the quality of the service provided by the university.
- Stress e coping em educadores de infância portugueses: um estudo exploratórioPublication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, Margarida; Santos, Cristina Maria Cordeiro Ferreira Simões
- A biblioteca: uma actividade de enriquecimento do currículo na escola a tempo inteiroPublication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Veríssimo, NelsonO presente estudo, que incide sobre a biblioteca como uma actividade de enriquecimento do currículo em duas escolas a tempo inteiro situadas em meio rural da Região Autónoma da Madeira, descreve e interpreta o processo histórico de criação e de implementação do novo modelo de escola, a perspectiva dos docentes relativamente à mudança e à inovação e o contributo da biblioteca para a aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma abordagem qualitativa e conta com a observação da actividade dinamizada nas duas escolas, a análise dos documentos produzidos pelas escolas e pelos alunos, as entrevistas realizadas ao ex-Secretário Regional de Educação, à ex-Directora Regional de Educação, ao ex-Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente, às Directoras e aos professores dinamizadores da biblioteca como actividade de enriquecimento do currículo e, ainda, com trinta questionários aplicados aos docentes em exercício nas duas escolas. Os dados obtidos foram objecto de análise de conteúdo, quantificando-se as unidades de sentido. O trabalho desenvolvido revela que a escola a tempo inteiro foi instituída pela Secretaria Regional de Educação com a participação e o envolvimento dos professores, após ponderados múltiplos factores que afectavam as aprendizagens dos alunos. Esta medida implementada produziu mudanças ao nível da escola, das crianças, das famílias, dos professores e da comunidade educativa. Por sua vez, os professores tiveram de assumir novos papéis. No entanto, não encontramos unanimidade de pontos de vista nos seus testemunhos, concernentes à sua receptividade à mudança e à inovação. Além disso, as crenças reveladas pelos inquiridos relativamente à biblioteca, como actividade de enriquecimento do currículo, demonstram que esta tem uma importância fundamental na dinâmica organizacional da escola, na promoção e na transversalidade das aprendizagens, podendo vir a constituir-se o foco central da inovação pedagógica na escola do futuro.
- Estrés, coping y autoeficacia en profesores de MadeiraPublication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Guillén Gestoso, Carlos; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasEste estudio investiga el grado de incidencia de estrés laboral (Lazarus y Folkman, 1984; Jesús, 2005) en una muestra de profesores en la Educación Básica e Secundaria, oficiales, de la isla de Madeira, mediante el estudio de las variables afrontamiento (Latack, 1986; Jesus & Pereira, 1994) y auto-eficacia (Bandura, 1997). Los encuestados fueron 765 docentes del 1º, 2º, 3º Ciclo de Educación Básica y Educación Secundaria. Para evaluar las variables de estudio, se utilizó el cuestionario sobre el estrés docente (Gomes, 2007), el Coping Job Scale de Latack (1986) adaptado por Jesus y Pereira (1994) y el cuestionario de autoeficacia del personal docente (Pedro, 2007). Los resultados obtenidos sugieren las siguientes conclusiones: la percepción de altos niveles de estrés en el trabajo (42% de los profesores); las fuentes de estrés más perturbadoras son la mala actitud de los estudiantes y las correspondientes medidas de intervención inadecuadas; los factores situacionales inherentes a el contenido funcional y la sobrecarga de trabajo están causando estrés y malestar en los profesores; los maestros se basan principalmente en las estrategias de control; los profesores revelan percepciones de autoeficacia alta (3,60); existe una asociación positiva entre la percepción de estrés en la enseñanza y las estrategias de control; existe una asociación entre la autoeficacia general y las estrategias de control; existe una asociación entre la percepción de autoeficácia general y el nivel global de estrés percibido; y se detectó varios diferencias significativas en función de las variables sociodemográficas y profesionales. Este trabajo sugiere la capacidad predictiva de las dimensiones de la autoeficacia como variable moderadora cuando, al mismo tiempo, articula con el coping y las variables sociodemograficas profesionales, en estrés docente.
- Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professoresPublication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, MargaridaEste estudo quantitativo, transversal e preditivo tem como objectivo analisar a influência da autoeficácia na satisfação profissional dos professores portugueses. A amostra é constituída por 327 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (trabalham com alunos dos 6 aos 10 anos) que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e escalas validadas para a população portuguesa para as variáveis em estudo. Realizada a análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o aumento da “eficácia instrucional” e da “eficácia nos relacionamentos interpessoais” predizem um aumento da satisfação docente na dimensão “relação com a profissão” (R2 = .27). A uma melhor perceção da “relação interpessoal/institucional” (R2 = .20), corresponde uma diminuição da “eficácia instrucional” e um aumento da eficácia nos relacionamentos interpessoais.
- Differential manifestation of teacher self-efficacy in Brazilian university professors in the health areaPublication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Brasil, Christina César Praça; Serrano-Diaz, Noemí; Santos, Zélia Maria de Sousa de Araújo; Silva, Rita Maria Baptista Lemos; Silva, Raimunda Magalhães; Frota, Mirna AlbuquerqueSelf-efficacy has occupied the research space due to the relevance it holds as an explanatory mechanism of human performance to understand the characteristics of the population, the study analyzed the differentiation of beliefs of self-efficacy of university professors who teach in the health area according to gender, marital status, age, seniority at work, religion and training graduate academic. A cross sectional and quantitative study was attended by 189 university professors working in a private university in northeastern Brazil. The differentiation indicate that Women perceive themselves more self-effective in the elaboration of didactic strategies to favor interaction in class; older teachers consider themselves more effective in didactic strategies for the planning of classes and postdoctoral teachers stood out for the higher sense of self-efficacy regarding didactic strategies for class planning, didactic strategies to actively implicate students and didactic strategies to favor interaction in class. Self-efficacy as an explanatory mechanism of human performance is determinant and therefore it is important to be enhanced in university professors for the pursuit of a higher quality of teaching-learning of future health professionals.
- Perspectives concerning the future when time is suspended: Analysing inmates’ discoursePublication . Carvalho, Renato Gomes; Capelo, Regina; Nuñez, DianaResearch has shown the importance of prospective thinking in the understand ing of individual behaviour across different contexts. However, there has not been extensive attention paid to individuals’ future time perspective in non normative contexts, such as prison, especially using qualitative research methods. In this study, we qualitatively analyse the future time perspective of 16 Portuguese male prisoners, ranging in age from 24 to 51 years (M ¼ 35.19, SD ¼ 8.32) and serving sentences from one to 25 years (M ¼ 8.6, SD ¼ 7.3). Through content analysis of data obtained in semi-structured interviews, four main categories emerged: life prior to prison, adaptation to prison, activities in prison, and perspectives concerning the future. Considering the primary features of future time perspective (content, extension, valence), we deter mined that prisoners develop future time perspectives in different life domains. However, the extension and emotional valence of their future time perspectives were influenced by the sentence time and perceived social support. The results are discussed regarding the importance of counselling and of the construction of future plans in the context of prison as relevant factors for individual adaptability.