Repository logo
 
Publication

Humor, Otimismo e Bem-estar em Contexto Educativo: estudo exploratório

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorNóbrega, Lia Rossana Pereira
dc.date.accessioned2024-01-11T13:49:14Z
dc.date.available2024-01-11T13:49:14Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.description.abstractO bem-estar, o otimismo e o humor no contexto educativo são fenómenos que, além de contribuírem para a criação de um ambiente de aprendizagem positivo e acolhedor, influenciam significativamente o desempenho académico, o envolvimento dos alunos, a construção de relacionamentos interpessoais saudáveis e o desenvolvimento geral da comunidade educativa. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar as variáveis humor, otimismo e bem-estar no contexto educativo. A amostra desta investigação é constituída por 323 indivíduos, docentes e não docentes nas escolas de Portugal Continental e Ilhas, com uma idade média global de 46 anos. Em relação aos instrumentos utilizados estes foram, um Questionário Sociodemográfico e Profissional, a Escala do Bem-estar Experiencial de Pocinho e Garcês (2019) e Escala de Otimismo de Barros de Oliveira (1998). Relativamente, aos resultados deste estudo, verifica-se, que existem, efetivamente, diferenças significativas na relação do humor positivo com o bem-estar fator 2 e diferenças significativas na relação do humor positivo com o otimismo. Conclui-se que o humor, o bem-estar e o otimismo são variáveis positivas relevantes para o contexto educativo.pt_PT
dc.description.abstractWell-being, optimism, and humor in the educational context are phenomena that, besides contributing to the creation of a positive and welcoming learning environment, significantly influence academic performance, student engagement, the building of healthy interpersonal relationships, and the overall development of the educational community. In this sense, the objective of this study is to analyze the variables of humor, optimism, and well-being in the educational context. The sample of this research consists of 323 individuals, both teachers and non-teaching staff, in schools from mainland Portugal and islands, with an overall average age of 46 years. Regarding the instruments used, they were a Sociodemographic and Professional Questionnaire, the Experiential Well-Being Scale by Pocinho and Garcês (2019), and the Optimism Scale by Barros de Oliveira (1998). Concerning the results of this study, it is observed that there are indeed significant differences in the relationship of positive humor with Experiential Well-Being (2nd fator) and significant differences in the relationship of positive humor with optimism. It is concluded that humor, well-being, and optimism are relevant positive variables for the educational context.pt_PT
dc.identifier.tid203458443pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5474
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectHumorpt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectOtimismopt_PT
dc.subjectContexto educativopt_PT
dc.subjectHumorpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectOptimismpt_PT
dc.subjectEducational contextpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleHumor, Otimismo e Bem-estar em Contexto Educativo: estudo exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado_Lia Nóbrega 2023 .pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: