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A dimensão ética das cidades educadoras

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Esta investigação teve como tema a dimensão ética de uma cidade educadora e pretendeu compreender a importância da ética numa cidade educadora, bem como o contributo que o Movimento das Cidades Educadoras (MCE) dá aos cidadãos, disponibilizando as ferramentas necessárias para que participem ativa e conscientemente na vida. O foco foi a ética, como se a ética extraísse a penumbra que miopiza a cidade educadora, tornando-a mais assertiva, mais empática e mais compreensível pelos outros. Os objetivos gerais delineados para esta investigação foram: caracterizar o MCE; compreender o MCE como espaço propiciador da ética e identificar a intervenção desenvolvida pela Câmara Municipal do Funchal. A metodologia utilizada para realizar esta investigação foi a pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso na Câmara Municipal do Funchal. A recolha de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a cinco sujeitos de investigação e de uma análise documental. Considerando a análise e discussão dos dados, observámos que a visão de cidade educadora é integradora e ambiciona a participação de todos, prestando atenção aos detalhes. Revelou-se importante, ressalvar que uma cidade educadora não existe sem ética, é impossível, por reverter o seu princípio democrático. A ação do município demonstra o compromisso e a intencionalidade em dinamizar a componente educadora da cidade, incluindo a ética neste caminho de aprendizagem.
This research had as its theme the ethical dimension of an educating city and sought to understand the importance of ethics in an educating city, as well as the contribution that the Educating Cities Movement (MCE) makes to citizens by providing the tools necessary for them to participate actively and consciously in life. The focus was on ethics, as if ethics would extract the penumbra that myopically clouds the educating city, making it more assertive, more empathetic, and more understandable by others. The general objectives outlined for this research were: to characterize the MCE; to understand the MCE as a space conducive to ethics and to identify the intervention developed by the Municipality of Funchal. The methodology used to conduct this research was qualitative research, based on a case study in the Municipality of Funchal. Data collection consisted of semi-structured interviews with five research subjects and a document analysis. Considering the analysis and discussion of the data, we observed that the vision of the educating city is integrating and aspires to the participation of all, paying attention to details. It was important to point out that an educating city does not exist without ethics, it is impossible, because it reverses its democratic principle. The municipality's action demonstrates the commitment and intentionality to boost the educating component of the city, including ethics in this learning path.

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Cidades educadoras Ética Participação Cidadania Estudo de caso Educating cities Ethics Participation Citizenship Case study Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais

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