Repository logo
 
Publication

A dimensão ética das cidades educadoras

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.authorFernandes, Filipa Carina Rocha
dc.date.accessioned2024-03-12T15:45:32Z
dc.date.available2024-03-12T15:45:32Z
dc.date.issued2022-02-04
dc.description.abstractEsta investigação teve como tema a dimensão ética de uma cidade educadora e pretendeu compreender a importância da ética numa cidade educadora, bem como o contributo que o Movimento das Cidades Educadoras (MCE) dá aos cidadãos, disponibilizando as ferramentas necessárias para que participem ativa e conscientemente na vida. O foco foi a ética, como se a ética extraísse a penumbra que miopiza a cidade educadora, tornando-a mais assertiva, mais empática e mais compreensível pelos outros. Os objetivos gerais delineados para esta investigação foram: caracterizar o MCE; compreender o MCE como espaço propiciador da ética e identificar a intervenção desenvolvida pela Câmara Municipal do Funchal. A metodologia utilizada para realizar esta investigação foi a pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso na Câmara Municipal do Funchal. A recolha de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a cinco sujeitos de investigação e de uma análise documental. Considerando a análise e discussão dos dados, observámos que a visão de cidade educadora é integradora e ambiciona a participação de todos, prestando atenção aos detalhes. Revelou-se importante, ressalvar que uma cidade educadora não existe sem ética, é impossível, por reverter o seu princípio democrático. A ação do município demonstra o compromisso e a intencionalidade em dinamizar a componente educadora da cidade, incluindo a ética neste caminho de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis research had as its theme the ethical dimension of an educating city and sought to understand the importance of ethics in an educating city, as well as the contribution that the Educating Cities Movement (MCE) makes to citizens by providing the tools necessary for them to participate actively and consciously in life. The focus was on ethics, as if ethics would extract the penumbra that myopically clouds the educating city, making it more assertive, more empathetic, and more understandable by others. The general objectives outlined for this research were: to characterize the MCE; to understand the MCE as a space conducive to ethics and to identify the intervention developed by the Municipality of Funchal. The methodology used to conduct this research was qualitative research, based on a case study in the Municipality of Funchal. Data collection consisted of semi-structured interviews with five research subjects and a document analysis. Considering the analysis and discussion of the data, we observed that the vision of the educating city is integrating and aspires to the participation of all, paying attention to details. It was important to point out that an educating city does not exist without ethics, it is impossible, because it reverses its democratic principle. The municipality's action demonstrates the commitment and intentionality to boost the educating component of the city, including ethics in this learning path.pt_PT
dc.identifier.tid203547292pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5603
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCidades educadoraspt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectEducating citiespt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA dimensão ética das cidades educadoraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_A Dimensão Ética das Cidades Educadoras.pdf
Size:
965.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: