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Authors
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Abstract(s)
Os estudos produzidos nos níveis nacional e internacional no
âmbito da investigação científica da Liderança e da sua relação com a
Ética, entendida esta como a fundamentação teórica da Moral, apontam,
na sua generalidade, para a emergência da necessidade do reforço do seu
envolvimento na (re)contribuição da sustentabilidade do desempenho
eficaz das organizações educativas.
Na senda dos problemas que afectam as organizações educativas,
designadamente aqueles que elegem as pessoas como objecto central e
em que se coloca(m) em discussão e em causa as formas de actuação
e a sua relação com os resultados produzidos, assiste-se também ao
surgimento de vários contributos científicos da História, da Sociologia e
da Filosofia que, confinadas aos seus campos de investigação, reconhecem
a necessidade de uma reflexão mais holística e, consequentemente, de
um envolvimento interdisciplinar efectivo na (des)construção e no
(re)desenho da(s) liderança(s) em acção.
Assumimos o princípio da gestão estratégica das organizações aplicado à
escola, em particular, como recurso necessário à transformação, mudança
e inovação do espaço educativo. Em síntese, pretende-se que esta
reflexão possa participar do aprofundamento do conhecimento nos
domínios associados às problemáticas que o justificam, tendo como pano
de fundo a inteligência moral, enquanto espaço de eficácia sustentável
das lideranças escolares.
Description
Keywords
Inteligência moral Liderança(s) Projecto educativo Gestão estratégica . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Carvalho, S., & Fraga, N. S. (2011). A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica. Revista Iberoamericana de Educación, 55(1), 159-172.
Publisher
Revista Iberoamericana de Educación