Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Estágio Pedagógico (EP) é um momento e uma etapa fundamental no processo de aprendizagem e de formação dos professores, uma vez que é o momento em que são postos em prática todos os conhecimentos adquiridos no processo académico.
Uma vez na escola, e em contexto real, foi-nos atribuída uma turma de 8.º ano com
a qual desenvolvemos o nosso trabalho no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica
dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros. Assim, este trabalho tem como pressuposto expor,
justificar e refletir todas as escolhas metodológicas inerentes a todo o processo de
Estágio Pedagógico.
O Estágio Pedagógico decorreu de forma articulada entre os dois professores
estagiários e os dois orientadores (Científico e Cooperante), num processo em que cada um dos estagiários lecionou uma turma de 3.º Ciclo.
O relatório está estruturado de acordo com as diretrizes definidas para o estágio,
que foram as linhas potenciadoras do nosso processo de ensino-aprendizagem, e incide
sobre o planeamento, realização e controlo de todas as atividades.
A prática letiva foi, efetivamente, a atividade de maior relevância em todo o
processo pois compreendeu a gestão de todo o processo de aprendizagem e também por
ser a atividade com maior importância para o nosso futuro profissional.
As restantes atividades foram desenvolvidas com o intuito de potenciar as nossas
competências a nível de planeamento, organização, conceção, controlo e na área da
investigação, resumindo-se às atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, de
Integração no Meio e atividades de Natureza Científico Pedagógicas.
Todo o estágio foi uma etapa difícil mas gratificante e aqui pretendemos, não só
expor mas também justificar e refletir com coerência sobre todas as atividades e
experiências vivenciadas.
Description
Keywords
Escola Estágio pedagógico Educação física Processo de ensino-aprendizagem Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais