Publication
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária dos 2º e 3º Ciclos dos Louros
dc.contributor.advisor | Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira | |
dc.contributor.author | Prioste, Gilberto Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2014-01-24T14:27:36Z | |
dc.date.available | 2014-01-24T14:27:36Z | |
dc.date.issued | 2014-01-24 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico (EP) é um momento e uma etapa fundamental no processo de aprendizagem e de formação dos professores, uma vez que é o momento em que são postos em prática todos os conhecimentos adquiridos no processo académico. Uma vez na escola, e em contexto real, foi-nos atribuída uma turma de 8.º ano com a qual desenvolvemos o nosso trabalho no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros. Assim, este trabalho tem como pressuposto expor, justificar e refletir todas as escolhas metodológicas inerentes a todo o processo de Estágio Pedagógico. O Estágio Pedagógico decorreu de forma articulada entre os dois professores estagiários e os dois orientadores (Científico e Cooperante), num processo em que cada um dos estagiários lecionou uma turma de 3.º Ciclo. O relatório está estruturado de acordo com as diretrizes definidas para o estágio, que foram as linhas potenciadoras do nosso processo de ensino-aprendizagem, e incide sobre o planeamento, realização e controlo de todas as atividades. A prática letiva foi, efetivamente, a atividade de maior relevância em todo o processo pois compreendeu a gestão de todo o processo de aprendizagem e também por ser a atividade com maior importância para o nosso futuro profissional. As restantes atividades foram desenvolvidas com o intuito de potenciar as nossas competências a nível de planeamento, organização, conceção, controlo e na área da investigação, resumindo-se às atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, de Integração no Meio e atividades de Natureza Científico Pedagógicas. Todo o estágio foi uma etapa difícil mas gratificante e aqui pretendemos, não só expor mas também justificar e refletir com coerência sobre todas as atividades e experiências vivenciadas. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/529 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária dos 2º e 3º Ciclos dos Louros | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino da Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundário | por |