Repository logo
 
Publication

Valores em conflito. Estudo sobre ética corporativa e o valor de mercado: o caso da guerra entre a Ucrânia e a Rússia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorMartins, António Miguel Valente
dc.contributor.advisorCosta, Solange Maria dos Santos
dc.contributor.authorRodrigues, José Roberto Sardinha Freitas
dc.date.accessioned2025-10-07T13:53:02Z
dc.date.available2025-10-07T13:53:02Z
dc.date.issued2025-07-24
dc.description.abstractPeríodos de conflito geopolítico colocam desafios complexos às organizações, exigindo decisões estratégicas que podem acarretar custos económicos e reputacionais. O conflito Rússia-Ucrânia representa um contexto paradigmático para analisar como as multinacionais ajustam a sua atuação às pressões institucionais e aos valores em conflito. Esta dissertação visa contribuir para o debate sobre o posicionamento empresarial, colmatando lacunas na literatura relacionadas com o efeito retaliativo da Rússia e explorando a influência dos tipos de economias de mercado. Através da metodologia de estudo de eventos, investigamos os retornos das ações das multinacionais do Top100 e Global500 com operações na Rússia, focando: (i) na comunicação da decisão de “Sair” ou “Permanecer” no mercado russo; (ii) no efeito retaliativo sobre as empresas que permaneceram; e (iii) a influência do tipo de economia de mercado (Anglo-Saxónica versus Corrente Continental). Os resultados indicam que os mercados penalizam as empresas, antecipando perdas económicas e evidenciando o efeito das pressões institucionais. No entanto, a comunicação das decisões empresariais revela-se essencial para interromper a tendência negativa dos retornos anormais que, dada a coexistência de sinais opostos (custos económicos versus ganhos reputacionais), resulta num efeito neutro após essa comunicação. As nossas descobertas mostram que: (i) a opção de “Sair” acarreta menores perdas, embora ambos os caminhos impliquem custos relevantes de curto prazo; (ii) as multinacionais da Corrente Continental são mais penalizadas do que as Anglo-Saxónicas; e (iii) o efeito retaliativo russo não teve o impacto esperado nas multinacionais que permaneceram na Rússia, mas revela nuances importantes ao considerar o tipo de economia de mercado. Estas evidências sugerem que os contextos institucionais e os sinais enviados pelas empresas moldam, de forma diferenciada, as respostas dos investidores. Contudo, dada a complexidade do tema, recomenda-se alguma cautela nesta análise, sendo esta investigação um ponto de partida para o futuro aprofundamento académico do tema.por
dc.description.abstractPeriods of geopolitical conflict pose complex challenges to organizations, demanding strategic decisions that may entail economic and reputational costs. The Russia-Ukraine conflict represents a paradigmatic context to analyze how multinational companies adjust their actions in response to institutional pressures and conflicting values. This dissertation aims to contribute to the debate on corporate positioning by addressing gaps in the literature related to Russia’s retaliatory effect and by exploring the influence of the types of market economies. Using the event study methodology, we investigated the stock returns of Top100 and Global500 multinational companies operating in Russia, with a special focus on: (i) the communication of the decision to “Exit” or “Remain” in the Russian market; (ii) the retaliatory effect on companies that chose to remain in Russia; and (iii) the influence of the type of market economy (Anglo-Saxon versus Continental). The results indicate that markets penalize those companies, anticipating economic losses and highlighting the effect of institutional pressures. However, corporate decision-making communication plays a key role in halting the negative trend of abnormal returns, which, given the coexistence of opposing signals (economic costs versus reputational gains), results in a neutral effect after the communication. Our findings show that: (i) the decision to “Exit” leads to smaller losses, although both choices involve relevant short term costs; (ii) Continental multinationals are more severely penalized than Anglo-Saxon multinationals; and (iii) the Russian retaliatory effect did not have the expected impact on multinationals that remained in Russia, but reveals important nuances when considering the type of market economy. These findings suggest that institutional contexts and the signals sent by firms shape the differentiated responses of investors. Nevertheless, given the complexity of the topic, caution is recommended, and this research serves as a starting point for future academic exploration of these themes.eng
dc.identifier.tid204006422
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7405
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectConflito geopolítico
dc.subjectEstudo de evento
dc.subjectRetornos anormais de ações
dc.subjectComunicação corporativa
dc.subjectRetaliação económica russa
dc.subjectEconomias de mercado
dc.subjectGeopolitical conflict
dc.subjectEvent study
dc.subjectAbnormal stock returns
dc.subjectCorporate communication
dc.subjectRussian economic retaliation
dc.subjectMarket economies
dc.subjectGestão
dc.subject.
dc.subjectEscola Superior de Tecnologias e Gestão
dc.titleValores em conflito. Estudo sobre ética corporativa e o valor de mercado: o caso da guerra entre a Ucrânia e a Rússiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado em Gestão_Valores em Conflito (Versão Final Revista)_José Roberto Rodrigues.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: