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Autodeterminação e dificuldade intelectual e desenvolvimental: o confronto de perceções pessoais dos participantes, dos encarregados de educação e dos técnicos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorBeja, Maria João Gouveia Pereira
dc.contributor.advisorMiranda, Lúcia do Rosário Cerqueira de
dc.contributor.authorMoniz, Sara Maria Ascensão
dc.date.accessioned2021-04-15T14:00:41Z
dc.date.available2021-04-15T14:00:41Z
dc.date.issued2021-02-24
dc.description.abstractNos últimos anos a investigação tem demonstrado a importância da autodeterminação na vida das pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID), salientando-se que estas pessoas devem ter a possibilidade de estar informadas, de participarem e trabalharem nas suas comunidades, tomando as suas próprias decisões e fazendo as suas escolhas. Embora os estudos existentes destaquem a importância de se promover a autodeterminação nas pessoas com DID, bem como o importante papel que os profissionais e a família podem oferecer nesta área a investigação é ainda incipiente. Este estudo pretende descrever e analisar as perceções sobre autodeterminação de um grupo de oito participantes-adultos com DID, comparando as suas perceções com as dos seus Encarregados de Educação e Técnicos que com eles trabalham num Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Para o efeito usou-se a Escala ARC-INICO (Verdugo et al., 2014) para avaliar a autodeterminação dos participantes com DID e dois questionários construídos pela autora deste estudo a partir da ARC-INICO, que foram aplicados aos Encarregados de Educação e aos Técnicos. Os resultados revelam que os participantes com DID do género masculino apresentam perceções de autodeterminação mais positivas do que os participantes com DID do género feminino. Constatou-se que os EE e os TE possuem perceções favoráveis relativamente à autodeterminação dos seus educandos. Por fim, que os participantes com DID têm tendência para autoavaliar as suas competências de autodeterminação de forma mais positiva do que os seus educadores. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma reflexão sobre a necessidade de se avaliar e promover as competências de autodeterminação junto das pessoas com DID.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years research has shown the importance of self-determination in the lives of people with intellectual and developmental difficulties (DID), underlining that these people must have the possibility to be informed, to participate and work in their communities, taking their own decisions and making their choices. Although the existing studies highlight the importance of promoting self-determination in people with DID, as well as the important role that professionals and the family can offer in this area, research is still incipient. This study aims to describe and analyze the perceptions of a group of eight adult participants with DID, comparing their perceptions with those of their Parents and Technicians who work with them in an Occupational Activity Center (CAO). For this purpose, the ARC-INICO Scale (Verdugo et al., 2014) was used to assess the self-determination of participants with DID and two questionnaires built from ARC-INICO, which were applied to Parents and Technicians. The results reveal that male participants with DID have more positive perceptions of self determination than female participants with DID. It was found that EE and TE have favorable perceptions regarding the self-determination of their students. Finally, that participants with DID tend to self-assess their self-determination skills more positively than their educators. It is hoped that this study can contribute to a reflection on the need to evaluate and promote self determination skills among people with DID.pt_PT
dc.identifier.tid202690350pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3294
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAutodeterminaçãopt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectDificuldade intelectual e desenvolvimentalpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectSelf-determinationpt_PT
dc.subjectPerceptionspt_PT
dc.subjectIntellectual and developmental difficultiespt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAutodeterminação e dificuldade intelectual e desenvolvimental: o confronto de perceções pessoais dos participantes, dos encarregados de educação e dos técnicospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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