Repository logo
 
Publication

Educação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal

dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.contributor.authorPereira, Gorete
dc.contributor.authorGouveia, Fernanda
dc.contributor.authorGouveia, Ana Isabel
dc.date.accessioned2021-06-18T13:53:39Z
dc.date.available2021-06-18T13:53:39Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste estudo exploratório sobre a educação em tempos de COVID-19 procurou compreender as medidas políticas implementadas na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como as opiniões de um grupo de professores do ensino secundário de uma das escolas do concelho do Funchal, acerca destas medidas, e ainda os novos contextos emergentes da modalidade de Ensino a Distância (E@D), designadamente no que se refere à avaliação das aprendizagens, processos pedagógicos, apoio e acompanhamento na implementação dos procedimentos tecnológicos, liderança da escola, potencialidades e fragilidades. A pesquisa aqui reportada segue uma orientação descritiva-interpretativa, de cariz predominantemente qualitativo, em conformidade com a questão orientadora e os objetivos formulados. Os testemunhos dos professores foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, cujos dados foram igualmente sujeitos a um tratamento estatístico (análise quantitativa). Os resultados revelaram a capacidade de adaptação demonstrada pelos professores, face à situação emergente da crise pandémica, não obstante o registo de algum agravamento das desigualdades entre os alunos, no que diz respeito à qualidade das suas aprendizagens. Foi possível aferir que neste sistema de E@D, a forma tradicional de avaliar apenas os conhecimentos é inadequada, revelando-se necessário o reajustamento deste modelo.pt_PT
dc.description.abstractThis exploratory study on education in times of COVID-19 sought to understand the political measures implemented in the Autonomous Region of Madeira (RAM), as well as the opinions of a group of secondary school teachers in one of the schools in the municipality of Funchal about these measures, and also about the new emerging contexts of Distance Learning (E@D), namely with regard to the assessment of learning, pedagogical processes, support and monitoring in the implementation of technological procedures, school leadership, strengths and weaknesses. The research reported here follows a descriptive-interpretative orientation, of a predominantly qualitative nature, in accordance with the guiding question and the formulated objectives. Teachers' testimonies were analyzed using the content analysis technique. This data was also subjected to statistical treatment (quantitative analysis). The results revealed the adaptability of teachers, in view of the situation emerging from the pandemic crisis. This is despite the registration of the aggravation of the inequalities present in the student body, in what concerns the quality of learning. It was possible to verify, in this distance learning system, that the traditional way of evaluating (only) knowledge is not adequate. It is necessary to readjust this model.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFraga, N., Pereira, G., Gouveia, F., & Gouveia, A. I. . (2021). Educação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal. Sensos-E, 8(1), 77–87. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3477
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Portopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectPlataformas digitaispt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectDigital platformspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEducação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage87pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage77pt_PT
oaire.citation.titleSensos-Ept_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameFraga
person.familyNamePereira
person.familyNameGouveia
person.familyNameGouveia
person.givenNameNuno
person.givenNameGorete
person.givenNameMaria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.ciencia-idF011-DC6A-C754
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
person.identifier.orcid0000-0001-8354-5046
person.identifier.orcid0000-0002-8488-5453
person.identifier.scopus-author-id57210292740
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
relation.isAuthorOfPublication394ea8b8-0d46-435b-a5e0-e6445f79cd30
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educação em tempos de COVID-19 o acesso condicionado à aprendizagem.pdf
Size:
391.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format