Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.authorFernandes, Ana Catarina Góis
dc.date.accessioned2019-02-13T14:17:57Z
dc.date.available2019-02-13T14:17:57Z
dc.date.issued2018-07-05
dc.description.abstractO presente relatório de estágio é composto por duas partes essenciais, sendo que na primeira parte se encontram os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam toda a minha prática desenvolvida. É possível verificar que os docentes do século XXI não se podem simplesmente preocupar com os conteúdos programáticos que são exigidos abordar, mas terão, também, de dar ênfase a outras questões que são fulcrais para que os alunos possam atingir os objetivos delineados, garantindo-lhes aprendizagens ativas e significativas. A segunda parte diz respeito ao trabalho desenvolvido na prática pedagógica em contexto de sala de aula e engloba a Prática Pedagógica I, II e III. Relativamente à Prática Pedagógica I e II, é de referir que foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, no sentido de solucionar uma problemática, inicialmente, observada. Assim sendo, surgiu no contexto da Educação Pré-Escolar a seguinte questão: Quais as potencialidades do contacto com o exterior, para a melhoria do comportamento das crianças da Sala Amarela? Já na prática Pedagógica II surgiu a seguinte questão: Quais as potencialidades do trabalho cooperativo na aquisição de novas aprendizagens nos alunos do 2.º B? Por fim, é apresentada uma sequência didática desenvolvida na Prática Pedagógica III, onde é possível verificar a articulação da exploração de uma obra literária com as restantes disciplinas curriculares.pt_PT
dc.description.abstractThis traineeship report is composed of two essential parts. The first part which contains the theoretical and methodological assumptions that support my whole practice. It is possible to see that 21st century teachers cannot simply concern themselves with the syllabus that is required to be addressed, but they will also have to emphasize other issues that are central to students' achievement of the objectives outlined, ensuring them active and meaningful learning. The second part concerns the work developed in pedagogical practice in the context of the classroom and includes Pedagogical Practice I, II and III. Concerning Pedagogical Practice I and II, it is worth mentioning that a ResearchAction project was developed to solve an initially observed problem. Thus, the following question emerged in the context of Pre-School Education: What are the potentialities of the contact with the outside space in improving the behavior of the children in the Yellow Room? In Pedagogical Practice II the following question come to light: What are the potentialities of cooperative work in the acquisition of new learning in 2nd B students? Finally, a didactic sequence developed in Pedagogical Practice III is presented, where it is possible to verify the articulation of the exploration of a literary work with the other curricular subjects.pt_PT
dc.identifier.tid202151280pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2245
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCatarinaFernandes.pdf
Size:
5.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: