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Aplicação de controlo preditivo ao conversor NPC para carregamento de baterias

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorBarros, João Dionísio Simões
dc.contributor.authorFreitas, Emanuel José Vieira
dc.date.accessioned2022-06-22T14:04:33Z
dc.date.available2022-06-22T14:04:33Z
dc.date.issued2022-05-27
dc.description.abstractAtualmente verifica-se um aumento nos veículos elétricos em circulação nas estradas, esperando-se que o mesmo se mantenha durante os próximos anos. Este aumento, acoplado às potências de carregamento cada vez mais elevadas, terá inevitavelmente de ser compensado pela rede elétrica de energia através da instalação de capacidade de geração adicional. No entanto existem tecnologias de suporte, como o V2G e o smart-charging, que permitem reduzir o impacto que estes veículos têm sobre a rede elétrica de energia. Neste trabalho implementou-se o carregamento de baterias com recurso a um conversor NPC de 3 níveis, utilizando um controlador preditivo. Verificou-se que o conversor consegue realizar a transferência de potência em ambos os sentidos, permitindo assim implementar o carregamento e tecnologia V2G. Em termos de controlo implementou-se um controlador preditivo para o controlo das correntes AC e também um controlador PI (Proporcional Integral), numa malha de controlo externa, para o controlo da tensão no link DC do conversor. Inicialmente o conversor foi testado em ambiente de simulação, através da plataforma Simulink do MATLAB, permitindo verificar o correto funcionamento dos controladores implementados. Posteriormente o controlo do conversor foi implementado num protótipo laboratorial, recorrendo a um microcontrolador de baixo custo, e os resultados foram comparados com os de simulação. Os resultados obtidos permitem verificar que o controlador de corrente consegue seguir corretamente as referências pretendidas, com baixo nível de THD, e também responder rapidamente a variações das referências. O controlador da tensão do link DC mostrou-se também capaz de seguir as referências pretendidas, trabalhando em conjunto com o controlador preditivo numa malha de controlo. O carregamento das baterias realizou-se corretamente segundo o protocolo de carregamento implementado e verificou-se também que o estimador de estado de carga está a funcionar corretamente.pt_PT
dc.description.abstractNowadays we can observe an increase in electric vehicles on the roads, expecting this trend to remain in the future. This increase, couple with the ever-growing charging power, will inevitably have to be compensated by the electric power grid with the installation of additional generation capacity. However, there are supporting technologies, such as V2G and smart-charging, which allow the impact of these vehicles on the electric power grid to be reduced. On this assignment battery charging was implemented by using a 3 level NPC converter, with predictive control. The bidirectionality of the power transfer on the converter was verified, which in term allows the implementation of the charging and V2G technologies. In terms of control, a predictive controller was implemented to control the AC currents, and a PI (Proportional Integral) controller was introduced to control the DC link voltage, in an external control loop. The converter was initially tested in a simulation environment, using Simulink from MATLAB, verifying the correct operation of the implemented controllers. Afterwards the converter controllers were implemented in a lab prototype, using a low-cost microcontroller, and the results were compared with the ones obtained in the simulations. The results obtained allowed us to verify that the current controller was able to correctly follow the references as intended, with low THD, and that it was able to rapidly respond to changes in the references. The DC link controller was also able to follow the references, working together with the predictive controller. The charging was managed correctly with the charging protocol, and it was also verified that the charge state estimator worked accordingly.pt_PT
dc.identifier.tid203026284pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4343
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCarregamento de bateriaspt_PT
dc.subjectConversor multinível NPCpt_PT
dc.subjectControlador preditivopt_PT
dc.subjectV2Gpt_PT
dc.subjectEstimador de estado de cargapt_PT
dc.subjectBattery chargingpt_PT
dc.subjectMultilevel converterpt_PT
dc.subjectPredictive controllerpt_PT
dc.subjectState of charge estimatorpt_PT
dc.subjectEngenharia Eletrotécnica - Telecomunicaçõespt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleAplicação de controlo preditivo ao conversor NPC para carregamento de bateriaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Telecomunicaçõespt_PT

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