Repository logo
 
Publication

Robots para a construção de significados estatísticos e para a reconstrução de foregrounds

dc.contributor.authorLopes, Paula Cristina
dc.contributor.authorFernandes, Elsa
dc.date.accessioned2020-06-18T09:09:10Z
dc.date.available2020-06-18T09:09:10Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractPara Skovsmose qualquer pessoa transporta consigo o seu background e foreground que influenciam o que quer ser e em que ações se quer envolver. Deles emergem as razões e intenções para dedicar-se (ou não) à aprendizagem. Muitos alunos veem na Escola poucas oportunidades para aprender o que, realmente, lhes interessa. Lá vivem poucas experiências significativas e acabam por construir foregrounds arruinados relativamente a ela. Nesta publicação trazemos à discussão as perspetivas futuras dos alunos e as origens culturais que moldam as suas vidas a fim de discutir como estas podem potenciar ou inibir a aprendizagem. Para ilustrar a discussão trazemos dados provenientes do Cenário de Aprendizagem: "Uma corrida com Robots". Pretendemos discutir o papel dos Robots na aprendizagem e o seu efeito na reconstrução de foregrounds dos alunos relativamente à aprendizagem da matemática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRobots para a construção de significados estatísticos e para a reconstrução de foregrounds / Paula Cristina Lopes, Elsa Fernandes. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 173-187.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2812
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeira, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.subjectRobotspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleRobots para a construção de significados estatísticos e para a reconstrução de foregroundspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage187pt_PT
oaire.citation.startPage173pt_PT
oaire.citation.titleEducação, artes, cultura: discursos e práticaspt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameReis Lopes
person.familyNameFernandes
person.givenNamePaula Cristina
person.givenNameElsa
person.identifier.ciencia-idD51A-0E26-9F65
person.identifier.ciencia-idD614-35E0-4AFA
person.identifier.orcid0000-0002-9867-6230
person.identifier.scopus-author-id55441570100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication70e52967-d73a-47da-8246-1fc1ce565b93
relation.isAuthorOfPublicationdb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Robots para a construção de significados estatísticos e para a reconstrução de foregroundElsaFernandes.pdf
Size:
143.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format