dc.contributor.author | Simões, Joana | |
dc.contributor.author | Fernandes, Catarina | |
dc.contributor.author | Lopes, Helder | |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T15:33:15Z | |
dc.date.available | 2017-11-27T15:33:15Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A avaliação é considerada parte integrante do processo educativo, imprescindível em qualquer proposta de educação. Esta encontra-se ligada ao processo ensino e aprendizagem, contudo sabemos que na prática pedagógica esta fica muitas vezes desvinculada neste processo. Muitas vezes a avaliação é apenas vista como uma mera atribuição de notas, dando aos alunos um ”rótulo” e não como um meio de o mesmo orientar a sua prática indo deste modo ao encontro das reais necessidades dos seus alunos. Consideramos que este tema é bastante complexo, contudo pretendemos compreender como a mesma pode ser um instrumento facilitador e de reflexão das práticas, buscando assim progredir na construção do conhecimento. A avaliação feita nos moldes tradicionais e sem qualquer objetivo parece-nos estar descontextualizada, estamos em crer que a mesma deve ser inovadora que leve o aluno a assimilar informações e utilizá-las em contextos adequados, de modo a que possa tomar decisões autónomas e criativas. O importante é a aprendizagem efetiva que existe. Mas se pensarmos na origem deste tema podemos compreender este pensamento, contudo está desatualizado e descontextualizado na nossa realidade. O mais importante é saber o que avaliar? Quem? Como? Porquê? E com que resultados. Neste sentido com esta comunicação procuramos mostrar a necessidade de um quadro conceptual, de modo a que todos possam saber qual o caminho a seguir e que opções tomar. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-00-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1703 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Processo pedagógico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Avaliar em educação física: a necessidade de um quadro conceptual | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física I | pt_PT |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Helder | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1388-9473 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Avaliar em Educação Física a Necessidade de um Quadro Conceptual HelderLopes.pdf
- Size:
- 436.39 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: