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Abstract(s)
“pequeno inventário para uma mesa” não é muito mais do que o título anuncia. Ou melhor, é, literalmente, uma tarefa reflexiva fundamentada no aspecto da tradução da realidade de um objecto (neste caso, a mesa) que, como outros objectos na história do Homem, revela, e também circunscreve, o sentido ambíguo da presença-ausência do Homem na sua própria (pequena) história.
Trata-se, por outro lado, de traduzir (no sentido de movimentar por meio da linguagem) concepções, propósitos, intenções, num campo de forças mediador: o campo artístico. Logo, a mesa é tanto
objecto como nome, conceito, ideia, ligação que interrompe, que traduz não traduzindo inteiramente as potências da linguagem: texto, imagem (nas suas múltiplas dimensões), sonoridade. Mas, mais
essencial do que isso, é no fracasso da tradução que se abriga mais fundamento, enquanto reflexo
de um processo de trabalho. Neste caso concreto, trata-se de um processo artístico que [não] termi na num projecto expositivo e editorial, e que no presente ensaio visual expande a sua acção ao domínio especulativo do inventário conceptual. Dito de outra forma, à guisa de síntese, a mesa é aqui concebida, fundamentalmente, como um objecto diagramático: estipula ilações, encontros,
desencontros, estranhezas, dispersões, aberturas, interrupções, deliberações, movimentos, acusações, consolidações, deambulações, ficções. É tudo isto e muito mais (ou talvez não tanto).
O presente inventário dá seguimento ao recente projecto intitulado índice de matérias [sobre objectos e outras fantasmagorias], apresentado no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, entre Dezembro de 2022 e Março de 2023.
Description
Keywords
Arte Mesa . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 5, 2022, 47-55. ISSN 2184-1047
Publisher
Universidade da Madeira