Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Ornelas Magalhães, Vítor Manuel

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • pequeno inventário para uma mesa
    Publication . Magalhães, Vítor
    “pequeno inventário para uma mesa” não é muito mais do que o título anuncia. Ou melhor, é, literalmente, uma tarefa reflexiva fundamentada no aspecto da tradução da realidade de um objecto (neste caso, a mesa) que, como outros objectos na história do Homem, revela, e também circunscreve, o sentido ambíguo da presença-ausência do Homem na sua própria (pequena) história. Trata-se, por outro lado, de traduzir (no sentido de movimentar por meio da linguagem) concepções, propósitos, intenções, num campo de forças mediador: o campo artístico. Logo, a mesa é tanto objecto como nome, conceito, ideia, ligação que interrompe, que traduz não traduzindo inteiramente as potências da linguagem: texto, imagem (nas suas múltiplas dimensões), sonoridade. Mas, mais essencial do que isso, é no fracasso da tradução que se abriga mais fundamento, enquanto reflexo de um processo de trabalho. Neste caso concreto, trata-se de um processo artístico que [não] termi na num projecto expositivo e editorial, e que no presente ensaio visual expande a sua acção ao domínio especulativo do inventário conceptual. Dito de outra forma, à guisa de síntese, a mesa é aqui concebida, fundamentalmente, como um objecto diagramático: estipula ilações, encontros, desencontros, estranhezas, dispersões, aberturas, interrupções, deliberações, movimentos, acusações, consolidações, deambulações, ficções. É tudo isto e muito mais (ou talvez não tanto). O presente inventário dá seguimento ao recente projecto intitulado índice de matérias [sobre objectos e outras fantasmagorias], apresentado no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, entre Dezembro de 2022 e Março de 2023.
  • Errare Est... Aproximaciones Indisciplinares en las prácticas artísticas contemporáneas
    Publication . Puig Mestres, Eloi; Magalhães, Vítor Manuel Ornelas
    Errors, noise, accidents, interruptions, saturation, chaos, disorder are often related to the results of questioning, just as they are difficult words that we quickly identify as pejorative, which we do not understand or expect, what we despise. Many artists refer to the world as human excretion, virus, vomit, sterile, within the limits of institutional and governmental power. This article aims to approach some artistic practices that have, under a perspective of questioning the status quo of the system, dealt with the multiform of what we have often called error.
  • Hemisferis Comparats
    Publication . Puig Mestres, Eloi; Magalhães, Vítor; López Gabrielidis, Alejandra
    Hemisferis Comparats és un projecte basat en la comparació d’imatges d’internet dels dos hemisferis, de l’hemisferi sud i del nord. Aquestes imatges han estat interpretades com a codis genètics, seguint el procediment de l’alineament de seqüencies, habitual en bio-informàtica. Marc Padró és amb qui he col·laborat per a desenvolupar aquest software que hem anomenat Simagment. Per a l’ocasió d’aquesta publicació a la Revista Brac he comptat també amb la col·laboració d’Alejandra Gabrielidis i de Vítor Magalhães pels textes.
  • Espaços fluidos: cinema, ensaio e narrativas de viagem
    Publication . Magalhães, Vítor
    Seja através dos percursos intrincados de um rio ou da insaciável imensidão dos mares e dos oceanos, a fluidez destes espaços assegura a ideia de ligação, de comunicação e transmissão de experiências. Tendo em conta este pressuposto, as obras audiovisuais que servirão de base a este texto, saídas da vertente ensaística do cinema contemporâneo, procuram estabelecer uma série de conexões interdisciplinares, que o próprio meio permite, fazendo uso da polifonia de registos, de vozes e de contextos, aglutinados num processo aberto e forçosamente incompleto.