Repository logo
 
Publication

Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Nogueira
dc.contributor.advisorPontes, Maria Gilvanise de Oliveira
dc.contributor.authorMoreira, Leonardo Rocha
dc.date.accessioned2021-04-20T10:18:37Z
dc.date.available2021-04-20T10:18:37Z
dc.date.issued2019-05-06
dc.description.abstractEsta dissertação possui o objetivo de investigar a utilização da robótica educacional como possibilidade para uma prática pedagógica inovadora em uma escola localizada na periferia do sertão cearense. Assim, esta pesquisa busca compreender como um grupo de estudo em robótica pode proporcionalizar experiências inovadoras na aprendizagem dos atores. Para analisar a maneira como os participantes utilizam o seu conhecimento e compartilham as informações, foi utilizada uma metodologia de investigação concentrada numa pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com o investigador dentro do cenário pesquisado. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Durante um semestre, foram realizadas as observações e os seus registros de modo a compreender esse ambiente de aprendizagem. Após as análises das observações e das entrevistas não estruturadas, ficou perceptivel o fato de que a utilização da robótica, no âmbito educacional, pode ser um instrumento inovador, motivador e dinamizador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, sua utilização serve como scaffolding na construção do conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis has aimed to investigate the use of educational robotics as a possibility for innovative teaching practice in a school located in Ceara semiarid region. Thus, this research seeks to understand how a study group in robotics can provide innovative experiences on student learning. In order to analyze the way the participants use their knowledge and share information it was used a research methodology concentrated in a qualitative study of an ethnographic approach with the researcher inside the researched scenario, collecting data using participative observation and unstructured interviews. During one semester were carried out observations and registers in order to understand this learning environment. After the analyzes of the observations and unstructured interviews were perceptible that the use of robotics in the educational scope can be an innovator. motivator and facilitator instrument of the teaching and learning process and its use serves as in the construction of knowledge.pt_PT
dc.identifier.tid202698440pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3307
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRobótica educacionalpt_PT
dc.subjectPrática pedagógica inovadorapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_PT
dc.subjectEducational roboticspt_PT
dc.subjectInnovative teaching practicept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectConstruction of knowledgept_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRobótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadorapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Leonardo Moreira.pdf
Size:
3.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format