Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
294.68 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O enfoque deste trabalho35 reside nas atividades que as crianças, nas suas vozes, gostam de fazer no subdomínio das artes visuais, no que à educação artística diz respeito. Os conceitos operacionalizados são o direito à participação e livre expressão das crianças e as artes visuais na Educação de Infância (EI), enquanto expressão da cultura infantil. A investigação situa-se no paradigma qualitativo, através do método de estudo de caso de cariz etnográfico. A recolha de dados inclui observação participante e entrevistas. Da análise e interpretação das informações recolhidas emergiram padrões temáticos assentes nas representações das crianças acerca do que gostam de fazer no seu quotidiano na EI, como desenhar e pintar, enquadradas pela organização adultocentrada dos adultos. Abordam-se reflexivamente aspetos ligados à expressão da cultura infantil no domínio da educação artística.
Description
Keywords
Educação artística Artes visuais Educação de infância . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Crianças, cultura(s) e educação artística: reflexões sobre as artes visuais na EI / Guida Mendes. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 128-138.
Publisher
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação