Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.8 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A todos os alunos deve ser proporcionada uma aprendizagem da álgebra que promova o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico, no entanto este é um dos temas da matemática relativamente ao qual os alunos continuam a apresentar muitas dificuldades.
Este estudo tem como objetivo compreender como os alunos de 8.º ano aprendem álgebra e, em particular, como desenvolvem o seu pensamento algébrico. Tendo em conta a complexidade deste objetivo, houve a necessidade de centrar o estudo em duas questões:
(a) Que dificuldades manifestam os alunos na aprendizagem da álgebra? (b) De que forma
a atividade matemática do aluno pode influenciar a aprendizagem da álgebra e o
desenvolvimento do pensamento algébrico?
A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, no paradigma interpretativo, e
incide no trabalho desenvolvido pelos alunos de uma turma de 8.º ano da qual a
investigadora é professora. A recolha de dados baseou-se na observação direta dos
comportamentos dos alunos, que foram registados através de anotações, da gravação de áudio e vídeo de algumas aulas e, ainda, em documentos produzidos pelos alunos.
Procurou-se evidenciar os momentos onde ocorreram as principais aprendizagens e o
desenvolvimento do pensamento algébrico.
A experiência decorre ao longo do desenvolvimento dos tópicos de Funções e
Equações e baseia-se na aplicação de um diversificado número de tarefas. As propostas de trabalho escolhidas pretendem proporcionar aos alunos experiências significativas para a aprendizagem da álgebra, promover o trabalho em grupo e a discussão na turma.
Os resultados mostram que é necessário compreender as dificuldades que os alunos
apresentam na álgebra, para lhes poder proporcionar uma aprendizagem contextualizada e com significado. Ao longo deste estudo foram muitas as dificuldades apresentadas pelos discentes, mas também se verificaram aprendizagens algébricas significativas que contribuíram para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico nos mesmos.
Description
Keywords
Álgebra Pensamento algébrico Linguagem algébrica Dificuldades na álgebra Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia