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Aprendizagens algébricas e o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 8º ano
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Silva, Dalila Maria Teixeira Faria da | |
dc.date.accessioned | 2014-11-10T14:12:45Z | |
dc.date.available | 2014-11-10T14:12:45Z | |
dc.date.issued | 2013-10 | |
dc.date.submitted | 2014-11-10 | |
dc.description.abstract | A todos os alunos deve ser proporcionada uma aprendizagem da álgebra que promova o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico, no entanto este é um dos temas da matemática relativamente ao qual os alunos continuam a apresentar muitas dificuldades. Este estudo tem como objetivo compreender como os alunos de 8.º ano aprendem álgebra e, em particular, como desenvolvem o seu pensamento algébrico. Tendo em conta a complexidade deste objetivo, houve a necessidade de centrar o estudo em duas questões: (a) Que dificuldades manifestam os alunos na aprendizagem da álgebra? (b) De que forma a atividade matemática do aluno pode influenciar a aprendizagem da álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico? A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, no paradigma interpretativo, e incide no trabalho desenvolvido pelos alunos de uma turma de 8.º ano da qual a investigadora é professora. A recolha de dados baseou-se na observação direta dos comportamentos dos alunos, que foram registados através de anotações, da gravação de áudio e vídeo de algumas aulas e, ainda, em documentos produzidos pelos alunos. Procurou-se evidenciar os momentos onde ocorreram as principais aprendizagens e o desenvolvimento do pensamento algébrico. A experiência decorre ao longo do desenvolvimento dos tópicos de Funções e Equações e baseia-se na aplicação de um diversificado número de tarefas. As propostas de trabalho escolhidas pretendem proporcionar aos alunos experiências significativas para a aprendizagem da álgebra, promover o trabalho em grupo e a discussão na turma. Os resultados mostram que é necessário compreender as dificuldades que os alunos apresentam na álgebra, para lhes poder proporcionar uma aprendizagem contextualizada e com significado. Ao longo deste estudo foram muitas as dificuldades apresentadas pelos discentes, mas também se verificaram aprendizagens algébricas significativas que contribuíram para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico nos mesmos. | por |
dc.identifier.tid | 201160900 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/653 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Álgebra | por |
dc.subject | Pensamento algébrico | por |
dc.subject | Linguagem algébrica | por |
dc.subject | Dificuldades na álgebra | por |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | Aprendizagens algébricas e o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 8º ano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |