Repository logo
 
Publication

Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Élvio Rúbio Quintal
dc.contributor.authorBaptista, João Tomás Quintal
dc.date.accessioned2019-02-11T14:40:28Z
dc.date.available2019-02-11T14:40:28Z
dc.date.issued2018-12-04
dc.description.abstractEste relatório teve por objetivos descrever, fundamentar e refletir o Estágio Pedagógico que ocorreu no ano letivo 2017/2018 na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Neste documento são discutidas as opções metodológicas e didáticas que foram aplicadas nas 4 grandes atividades definidas nas linhas programáticas das atividades e avaliação. A prática letiva, ocorreu numa turma do 3º Ciclo. Nesta turma, composta por 21 alunos, procurámos ao longo de um ano letivo ensinar as atividades físicas e desportivas previstas no Programa Nacional de Educação Física. Uma das nossas preocupações foi cumprir de forma cíclica as fases de planeamento, realização e controlo das atividades de ensino. É de destacar que ao longo da prática letiva aplicámos modelos de ensino alternativos como foi o caso do Modelo de Competência nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão (MCJDCI), e o Modelo de Educação Desportiva. A prática letiva englobou ainda a construção e aplicação de um instrumento de observação às aulas. No que respeita às atividades de intervenção na comunidade escolar, colaborámos na organização das atividades desenvolvidas pelo grupo de Educação Física da Escola, assim como, dinamizámos uma atividade de Orientação. As atividades de integração no meio compreenderam a caraterização da turma e a atividade de extensão curricular. A caraterização de turma permitiu disponibilizar informação sobre os alunos ao conselho de turma, enquanto a atividade de extensão curricular se centrou nas atividades decorrentes do MCJDCI, trazendo pais, alunos e docentes à reflexão sobre a questão: Será possível conciliar os estudos com a prática desportiva? Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se nos resultados alcançados na investigação realizada no âmbito dos modelos de ensino na prática letiva. O Estágio Pedagógico, caracterizado por uma fase complexa e desafiante, possibilitou-nos uma grande evolução na capacidade de comunicar, refletir, investigar e aplicar conhecimentos e competências específicas.pt_PT
dc.description.abstractThis report aimed to describe, substantiate and reflect the Pedagogical Internship that occurred in the academic year 2017/2018 in the primary and secondary School Dr. Eduardo Brazão de Castro. This document discusses the methodological and didactic options that were applied in the 4 major activities defined in the programmatic lines of activities and evaluation. The practice teaching occurred in a 3rd cycle class. In this class, composed of 21 students, we searched throughout a school year to teach the physical and sports activities that are foreseen in the National Program of Physical Education. One of our concerns was to follow in a cyclical manner the phases of planning, realization and control of teaching activities. It is noteworthy that during the practice of teaching we applied alternative teaching models such as the Model of Competence in the Collective Sports Games of Invasion (MCJDCI) and the Model of Sports Education. The teaching practice also included the construction and application of an observation instrument to the classes. With regard to the intervention activities in the school community, we collaborated in the organization of the activities developed by the Physical Education group of the School, as well as, we stimulated a Orienteering activity. The activities of integration in the environment include the characterization of the class and activity of curricular extension. The class characterization made it possible to provide information about the students to the class council, while the activity of curricular extension focused on the activities resulting from the MCJDCI, bringing parents, students and teachers to reflect on the question: Will it be possible to reconcile studies with sports pratice? Finally, the activities of a scientific-pedagogical nature, focused on the results achieved in the research carried out in the practice teaching. The Pedagogical Internship, characterized by a complex and challenging phase, has allowed us a great evolution in the ability to communicate, reflect, investigate and apply specific knowledge and skills.pt_PT
dc.identifier.tid202161633pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2235
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectModelo de competênciapt_PT
dc.subjectPedagogic stagept_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectCompetence modelpt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoTomásBaptista.pdf
Size:
4.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: