Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
281.8 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
This article addresses learning from a constructivist perspective and the potential that hybrid
and immersive environments may have in the teaching-learning process, in which it is of
significant relevance to consider the active involvement and stimulation of student agency in
the process of knowledge construction. In this sense, the authors present theoretical
considerations and reflections aimed at raising awareness for emerging learning environments,
different models of hybrid teaching and for various immersive media, as well as, contribute to
the reflection and consolidation of the foundations of learning in these contexts. Emphasising
situational learning, integrating hybrid and immersive environments, can lead the study of
education and learning in new directions.
No presente artigo se aborda a aprendizagem a partir de uma perspetiva construtivista e o potencial que ambientes híbridos e imersivos podem ter no processo de ensino-aprendizagem, nos quais se assume de significativa relevância considerar o envolvimento ativo e o estímulo da agência do estudante no processo de construção de conhecimento. Neste sentido, os autores apresentam considerações teóricas e reflexões que visam consciencializar para ambientes emergentes de aprendizagem, diferentes modelos de ensino híbrido e para várias mídias imersivas, assim como, contribuir para a reflexão e consolidação dos fundamentos da aprendizagem nesses contextos. Enfatizar a aprendizagem situacional, integrando ambientes híbridos e imersivos, pode conduzir o estudo da educação e da aprendizagem a novos rumos.
No presente artigo se aborda a aprendizagem a partir de uma perspetiva construtivista e o potencial que ambientes híbridos e imersivos podem ter no processo de ensino-aprendizagem, nos quais se assume de significativa relevância considerar o envolvimento ativo e o estímulo da agência do estudante no processo de construção de conhecimento. Neste sentido, os autores apresentam considerações teóricas e reflexões que visam consciencializar para ambientes emergentes de aprendizagem, diferentes modelos de ensino híbrido e para várias mídias imersivas, assim como, contribuir para a reflexão e consolidação dos fundamentos da aprendizagem nesses contextos. Enfatizar a aprendizagem situacional, integrando ambientes híbridos e imersivos, pode conduzir o estudo da educação e da aprendizagem a novos rumos.
Description
Keywords
Emergent environments Learning Hybrid teaching Immersive media Ambientes emergentes Aprendizagem Ensino híbrido Mídia imersiva . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Vieira, L. M. S., & Brazão, J. P. G. (2022). Ambientes de aprendizagem: do real ao imersivo. Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), e13486-e13486. http://dx.doi.org/10.20952/jrks3113486
Publisher
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca