Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório de Estágio insere-se no segundo ano do Mestrado em Educação
Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e expõe a intervenção pedagógica
realizada numa sala de Educação de Infância, com crianças com idades compreendidas
entre os dois e os três anos, e numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com
idades entre os nove e os doze anos.
No decurso do estágio e a partir do contexto observado, realizou-se planificações das
atividades/aulas a desenvolver, estimulando a iniciativa das crianças num contexto de
aprendizagem ativa e proporcionando-lhes experiências de aprendizagem de qualidade,
para que se tornem cidadãos cada vez mais participativos e democraticamente
comprometidos com a sociedade. Em consonância com este trabalho, e considerando
que em educação é fundamental questionar as nossas ações e opções metodológicas,
foram também realizadas reflexões críticas semanais, num processo de planificação,
ação, observação e reflexão, característico da metodologia de investigação-ação.
De maneira a adequar a intervenção, adotou-se diversos mecanismos de ação educativa
que, com o recurso a variadas técnicas e instrumentos de recolha de dados, permitiram
apurar dados concretos sobre o desenvolvimento, os interesses e as necessidades das crianças, bem como refletir e ajustar a intervenção pedagógica.
A intervenção realizada com o meio envolvente, com a comunidade educativa, com as famílias e a participação em outras atividades pedagógicas ocasionaram o estabelecer de relações com os diversos agentes da comunidade educativa, a tomada de decisões, o trabalho cooperativo e o reforço positivo, que por sua vez permitiram a integração e a compreensão da dinâmica e da gestão das instituições de educação.
Description
Keywords
Educação de infância 1.º Ciclo do Ensino Básico Intervenção pedagógica Investigação-ação Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais