Publication
Relatório de estágio realizado no Infantário O Carrocel e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
dc.contributor.advisor | Mendes, Guida Reis Rodrigues | |
dc.contributor.author | Silva, Otília José da Silva da | |
dc.date.accessioned | 2015-03-18T15:11:55Z | |
dc.date.available | 2015-03-18T15:11:55Z | |
dc.date.issued | 2013-04 | |
dc.date.submitted | 2015-03-18 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio insere-se no segundo ano do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e expõe a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos, e numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os nove e os doze anos. No decurso do estágio e a partir do contexto observado, realizou-se planificações das atividades/aulas a desenvolver, estimulando a iniciativa das crianças num contexto de aprendizagem ativa e proporcionando-lhes experiências de aprendizagem de qualidade, para que se tornem cidadãos cada vez mais participativos e democraticamente comprometidos com a sociedade. Em consonância com este trabalho, e considerando que em educação é fundamental questionar as nossas ações e opções metodológicas, foram também realizadas reflexões críticas semanais, num processo de planificação, ação, observação e reflexão, característico da metodologia de investigação-ação. De maneira a adequar a intervenção, adotou-se diversos mecanismos de ação educativa que, com o recurso a variadas técnicas e instrumentos de recolha de dados, permitiram apurar dados concretos sobre o desenvolvimento, os interesses e as necessidades das crianças, bem como refletir e ajustar a intervenção pedagógica. A intervenção realizada com o meio envolvente, com a comunidade educativa, com as famílias e a participação em outras atividades pedagógicas ocasionaram o estabelecer de relações com os diversos agentes da comunidade educativa, a tomada de decisões, o trabalho cooperativo e o reforço positivo, que por sua vez permitiram a integração e a compreensão da dinâmica e da gestão das instituições de educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/716 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação de infância | por |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Intervenção pedagógica | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio realizado no Infantário O Carrocel e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |