Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Helder Manuel Arsénio
dc.contributor.authorAndrade, Valéria Telo Fernandes
dc.date.accessioned2021-05-17T10:35:41Z
dc.date.available2021-05-17T10:35:41Z
dc.date.issued2021-03-22
dc.description.abstractO presente relatório visa demonstrar todo o processo relativo ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2019/2020. Este documento tem o intuito de apresentar, fundamentar e refletir sobre todas as decisões tomadas ao longo das atividades do Estágio Pedagógico, bem como todas as experiências, dificuldades e desafios vivenciados em contexto real de docência. O processo de ensino-aprendizagem proporciona uma grande variedade de situações e problemáticas, tornando o processo profissional docente complexo. Desse modo, é essencial existir a devida gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da turma e do aluno em particular, onde os resultados que daí advém são fontes fundamentais de aprendizagens e experiências. No contexto do Estágio Pedagógico, foram desenvolvidas um conjunto de atividades com uma turma do ensino secundário, que foram: (I) Prática Letiva; (II) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica; (III) Atividades de Integração no Meio e (IV) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar. O envolvimento nestas atividades do Estágio Pedagógico promoveu diversas vivências que permitiram compreender as condicionantes associadas ao processo de ensino-aprendizagem e melhorar a tomada de decisão. Enquanto professores de Educação Física, tivemos a oportunidade de intervir com diferentes metodologias e estratégias de ensino, procurando o desenvolvimento integral do aluno numa sociedade que está em constante mudança. Desta forma, partindo do princípio de diagnóstico, prescrição e controlo dos processos pedagógicos foi possível desenvolvermos nos nossos alunos a capacidade de autonomia, cooperação, respeito, liderança, adaptação e reflexão crítica. O Estágio Pedagógico foi uma etapa fundamental para a nossa transformação pessoal e profissional, proporcionando o desenvolvimento de competências específicas para futuras intervenções pedagógicas mais sustentadas e autónomas.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to demonstrate the entire process related to the Pedagogical Internship of the Master in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education of the University of Madeira, held at the Francisco Franco Secondary School, in the academic year 2019/2020. This document is intended to present, substantiate and reflect on all decisions made during the activities of the Pedagogical Internship, as well as all the experiences, difficulties and challenges experienced in a real teaching context. The teaching-learning process provides a wide variety of situations and problems, making the professional teaching process complex. Thus, it is essential to have the proper management and operationalization of a set of activities for the benefit of the class and the student in particular, to which the results that result from them are fundamental sources of learning and experiences. In the context of the Pedagogical Internship, a set of activities were developed with a group of secondary education: (I) Teaching Practice; (II) Activities of a scientific and pedagogical nature; (III) Integration Activities in the Environment and (IV) Intervention Activities in the School Community. The involvement in these activities of the Pedagogical Internship promoted several experiences that allowed to understand the conditions associated with the teaching-learning process and improve decision making. As Physical Education teachers, we had the opportunity to intervene with different teaching methodologies and strategies, seeking the integral development of the student in a society that is constantly changing. Thus, based on the principle of analysis, prescription and control of pedagogical processes, it was possible to develop in our students the capacity for autonomy, cooperation, respect, leadership, adaptation and critical reflection. The Pedagogical Internship was a fundamental step for our personal and professional transformation, providing the development of specific skills for future more sustained and autonomous pedagogical interventions.pt_PT
dc.identifier.tid202713610pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3406
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectPedagogical internshippt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectTeaching-learning processpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio de educação física, realizado na Escola Secundária de Francisco Francopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoValéria Andrade_Versão Final.pdf
Size:
11.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format