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Um estudo sobre derrotas na automatização de um sistema de navegação marítima

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticas
datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorFreitas, Paulo Sérgio Abreu
dc.contributor.authorReis, Inês Sousa dos
dc.date.accessioned2025-02-21T11:52:52Z
dc.date.available2025-02-21T11:52:52Z
dc.date.issued2024-12-27
dc.description.abstractA falta de marítimos, a necessidade de aumentar a segurança da navegação e a evolução tecnológica têm contribuído para um aumento do estudo de navios autónomos e não tripulados. O crescente número de estudos realizados, um pouco por todo o mundo, vem reforçar o desenvolvimento nesta matéria não apenas do ponto de vista da navegação, mas também na gestão portuária e na legislação. Estamos perante uma revolução no transporte marítimo. O foco deste trabalho foi a navegação costeira numa abordagem extremamente simplificada da realidade. Selecionou-se dois algoritmos amplamente usados e estudados na bibliografia, o algoritmo Dijkstra e o do Polígono Convexo, pelas suas características e simplicidade. No entanto, e apesar de vários estudos realizados com eles separadamente, não se encontrou nenhum estudo que punha estes algoritmos a trabalhar em simultâneo complementando-se mutuamente. Concluiu-se que os algoritmos propostos minimizam a distância e os pontos de mudança de rumo e que, pela sua versatilidade, podem ser usados em simultâneo, em função de outras variáveis que não apenas a distância.por
dc.description.abstractThe shortage of seafarers, the need to enhance navigation safety and technological ad vancements have contributed to an increase in the study of autonomous and unmanned ships. The growing number of studies conducted worldwide has reinforced development in this area, not only from the perspective of navigation, but also in port management and legislation. We are witnessing a revolution in maritime transport. The focus of this work was coastel navigation through an extremely simpli ed approach to reality. Two widely used and studied algorithms were selected from the literature: Dijkstra's algorithm and the Ruber Band algorithm, due to their characteristics and simplicity. However, despite several studies conducted on them separately, no study was found that employed those algorithms simultaneously to complement each other. It was concluded that the proposed algorithms minimize distance and course change points and that, due to their versatility, they can be used concurrently, depending on other variables beyond just distance.eng
dc.identifier.tid203897161
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7172
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectNavegação marítima
dc.subjectAutomatização
dc.subjectAlgoritmo Dijkstra
dc.subjectPolígono convexo
dc.subjectMatemática
dc.subjectEstatística e Aplicações
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
dc.titleUm estudo sobre derrotas na automatização de um sistema de navegação marítimapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Matemática, Estatística e Aplicações

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