Repository logo
 
Publication

Os saberes da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, ressignificados na concepção de omnilateralidade e nas bases da educação profissional e tecnológica do curso de Mestrado PROFEPT do IFBA

dc.contributor.authorSantos, Maria de Fátima Luz
dc.date.accessioned2023-01-04T14:58:52Z
dc.date.available2023-01-04T14:58:52Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO tema, aqui, abordado, busca promover um diálogo entre os saberes da peda gogia de Paulo Freire, no sentido de pertinência e, ao mesmo tempo, de pertenci mento de uma pedagogia crítica que, ao mesmo tempo em que tece uma práxis, também, aponta para a omnilateralidade. Sentido este que abre as perspectivas para a superação da fragmentação do saber e de uma educação castradora da sub jetividade e da expressão do ser na sua plenitude. A realidade, hoje, nos confron ta com a mutalidade da ciência e, ao mesmo tempo, com as múltiplas verdades, com a incerteza profissional, com a crise do trabalho e na saúde, com a relatividade dos conhecimentos sem pátria. Pode-se denunciar a visão tecnicista pela qual foi concebida a educação profissional, que possuía na sua base a ideologia dominan te da classe burguesa. Nessa perspectiva, a concepção de educação acompanhava um modelo forjado no contexto do trabalho e do mercado. Portanto, o texto faz um recorte temporal e superficial a partir da década de 1940, e busca analisar as bases conceituais de Educação Profissional e Tecnológica, na contemporaneidade, e os possíveis avanços epistemológicos e pedagógicos que apontam para a transforma ção numa tessitura social de formação do intelectual orgânico, trilhando o percur so de uma práxis omnilateral e inovadora no mestrado ProfEPT no IFBA, Brasil.pt_PT
dc.description.abstractThe studied theme promotes a dialogue between the knowledge of Paulo Frei re’s pedagogy, in the sense of belonging and, at the same time, belonging to a cri tical pedagogy, which, at the same time, weaves a praxis, but also points to omni laterality. This sense opens the perspectives for overcoming the fragmentation of knowledge and a castrating education of subjectivity and the expression of being in its fullness. Contemporary, reality confronts us with the mutality of science and, at the same time, with the multiple truths, with professional uncertainty, with the crisis in work and health, with the relativity of knowledge without a country. One can denounce the technicist vision by which professional education was concei ved, which had at its base the dominant ideology of the bourgeois class. In this perspective, the concept of education followed a model wrought in the context of work and the market. Therefore, the study makes a temporal and superficial cut from the 1940s, and seeks to analyze the conceptuais bases of professional and Te chnological Education, in contemporary times, and the possible epistemological and pedagogical advances that point to the transformation in a social fabric of for mation of the organic intellectual, tracing the path of an omnilateral and innovati ve praxis in the ProfEPT master’s degree at IFBA, Brazil.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022santospt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4879
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia da autonomiapt_PT
dc.subjectPaulo Freirept_PT
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_PT
dc.subjectOmnilateralidadept_PT
dc.subjectHegemoniapt_PT
dc.subjectEducação críticapt_PT
dc.subjectPedagogy of autonomypt_PT
dc.subjectProfessional and technological educationpt_PT
dc.subjectOmnilateralitypt_PT
dc.subjectHegemonypt_PT
dc.subjectCritical educationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleOs saberes da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, ressignificados na concepção de omnilateralidade e nas bases da educação profissional e tecnológica do curso de Mestrado PROFEPT do IFBApt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage216pt_PT
oaire.citation.startPage206pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Os saberes da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, ressignificados na concepção de omnilateralidade .pdf
Size:
184.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: