Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Adérita Cristina Pereira
dc.contributor.authorCamacho, Natalina Graça Sargo
dc.date.accessioned2024-04-09T10:05:27Z
dc.date.available2024-04-09T10:05:27Z
dc.date.issued2022-09-21
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio constitui-se num instrumento de divulgação dos conhecimentos alcançados e das experiências vivenciadas, ao longo da Prática Pedagógica I, na Sala dos Coelhinhos, no Auxílio Maternal do Funchal, da Prática Pedagógica II, na turma do 1.º C, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e da Prática Pedagógica III, na turma do 3.º B, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Este documento encontra-se organizado em duas partes: a Parte I, referente ao Enquadramento Teórico e Metodológico e a Parte II, relativa ao Enquadramento da Prática Pedagógica. A primeira apresenta um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos e a segunda expõe alguns momentos de aprendizagem, sendo que são duas partes que se consubstanciam, pois, a primeira fundamenta a praxis apresentada na segunda. Além disso, é dado um especial destaque ao processo de Investigação-Ação que foi desenvolvido em cada um dos contextos de Prática Pedagógica, sendo que a Investigação Ação foi perspetivada como estratégia pedagógica para potenciar o sucesso escolar das crianças/alunos. Neste sentido, para cada Prática Pedagógica, partindo da identificação de uma problemática, foi elaborada uma questão de Investigação-Ação, que foi implementada com o auxílio de um conjunto de estratégias de intervenção, sendo, posteriormente, alvo de uma reflexão, potenciando uma praxis, simultaneamente, reflexiva e investigativa. Neste sentido, na Prática Pedagógica I foi desenvolvida a questão “Como promover a comunicação oral na Sala dos Coelhinhos?”, na Prática Pedagógica II a questão “Como promover a disciplina positiva na turma do 1.º C?” e na Prática Pedagógica III a questão “Como promover uma boa convivialidade na turma do 3.º B?”. Deste modo, o presente Relatório de Estágio apresenta uma compilação de experiências educativas que perspetivaram uma praxis inclusiva, sustentada no planear, no agir, no avaliar e no refletir, possuindo um caráter crítico-investigativo-reflexivo.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report is an instrument for the dissemination of the knowledge achieved and the experiences lived during the Pedagogical Practice I, in the Sala dos Coelhinhos, at Auxílio Maternal do Funchal, the Pedagogical Practice II, in 1st C Class, at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, and the Pedagogical Practice III, in Class 3rd B, at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. This document is organized into two parts: Part I, regarding the Theoretical and Methodological Framework and Part II, on the Framework for Pedagogical Practice. The first one presents the set of theoretical and methodological assumptions and the second one exposes some learning moments. Both parts are mutually substantiated, as the first justifies the praxis presented in the second. Furthermore, special emphasis was given to the process of Action-Research that took place in the three contexts of Pedagogical Practice, and the Action-Research was seen as a pedagogical strategy to achieve school success. In this way, for each Pedagogical Practice, after identifying a problem, an Action-Research question was elaborated and implemented through a set of intervention strategies, being later the target of a reflection, reinforcing a praxis, which was simultaneously reflexive and investigative. Therefore, in Pedagogical Practice I, the question "Como promover a comunicação oral na Sala dos Coelhinhos?" was developed, in Pedagogical Practice II, the question "Como promover a disciplina positiva na turma do 1.º C?" and in Pedagogical Practice III, the question "Como promover uma boa convivialidade na turma do 3.º B?". Thus, this Internship Report presents a compilation of educational experiences that envisaged an inclusive praxis, based on planning, action, evaluation and reflection, with a critical-investigative-reflexive character.pt_PT
dc.identifier.tid203567862pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5624
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPraxispt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectPraxispt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Mestrado_Natalina Camacho.pdf
Size:
9.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: