Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O projecto Supervisão Pedagógica – Inspecção Geral de Educação surgiu mediante a procura da ligação entre a supervisão pedagógica e a inspecção geral de educação. É nosso desejo aferir como os docentes enquadram inspecção escolar e se a perspectivam como condicionantes, constrangimentos ou como processo facilitador da promoção de uma
prática educativa de qualidade. Pretende-se perceber como visionam, docentes e
inspectores a supervisão pedagógica e a inspecção geral de educação questionando sobre a possibilidade de ligação entre ambas como forma de redimensionar as práticas na procura da melhoria da qualidade educativa.
Indiscutivelmente este estudo apresenta-se com um desafio que poderá transformarnos
e ajudar-nos a perceber que poderá existir mais de um caminho a escolher na educação e
que nem tudo é linear como nos apresenta o senso comum. O que importa perceber é que,
efectivamente, não vivemos sós e na educação não poderá existir facilitismos, assim como
individualismo de todas as instituições que (in)directamente influenciam o desenvolvimento do processo de saber e crescer dos alunos.
Description
Keywords
Supervisão pedagógica Supervisão escolar Inspecção escolar Controlo Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais