Publication
Supervisão pedagógica e inspecção geral de educação: que articulação no pré-escolar e 1º ciclo?: um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira
dc.contributor.advisor | Góis, Liliana Maria G. Rodrigues de | |
dc.contributor.author | Garcês, Maria Isabel de Ponte | |
dc.date.accessioned | 2013-06-25T09:55:41Z | |
dc.date.available | 2013-06-25T09:55:41Z | |
dc.date.issued | 2013-06-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O projecto Supervisão Pedagógica – Inspecção Geral de Educação surgiu mediante a procura da ligação entre a supervisão pedagógica e a inspecção geral de educação. É nosso desejo aferir como os docentes enquadram inspecção escolar e se a perspectivam como condicionantes, constrangimentos ou como processo facilitador da promoção de uma prática educativa de qualidade. Pretende-se perceber como visionam, docentes e inspectores a supervisão pedagógica e a inspecção geral de educação questionando sobre a possibilidade de ligação entre ambas como forma de redimensionar as práticas na procura da melhoria da qualidade educativa. Indiscutivelmente este estudo apresenta-se com um desafio que poderá transformarnos e ajudar-nos a perceber que poderá existir mais de um caminho a escolher na educação e que nem tudo é linear como nos apresenta o senso comum. O que importa perceber é que, efectivamente, não vivemos sós e na educação não poderá existir facilitismos, assim como individualismo de todas as instituições que (in)directamente influenciam o desenvolvimento do processo de saber e crescer dos alunos. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/418 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Supervisão pedagógica | por |
dc.subject | Supervisão escolar | por |
dc.subject | Inspecção escolar | por |
dc.subject | Controlo | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Supervisão pedagógica e inspecção geral de educação: que articulação no pré-escolar e 1º ciclo?: um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica | por |