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Advisor(s)
Abstract(s)
This article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments.
Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as
integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the
assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with
the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective
inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is
also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should
seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential
that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving
the dynamics of social relationships, learning and education.
Este artigo tem por finalidade refletir sobre a avaliação de ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes. Considera-se os ambientes de aprendizagem como fontes potenciais de desenvolvimento onde os aprendizes, enquanto membros integrantes desses contextos agem numa perspetiva construtivista. Conclui-se que a avaliação dos ambientes de aprendizagem deve procurar ultrapassar a limitação associada ao excessivo foco atribuído à eficiência do ensino, o que poderá ser concretizado por meio da inclusão, efetiva, do estudante no contexto. Reconhece-se também a importância que a agência assume nos ambientes de aprendizagem e sugere-se que os ambientes de aprendizagem potenciais ou emergentes procurem integrar uma conceção holística e inclusiva dos participantes. Refletir sobre o potencial que os contextos trazem à aprendizagem e à construção do conhecimento, pode despoletar novas formas de perceber as dinâmicas das relações sociais, a aprendizagem e a educação.
Este artigo tem por finalidade refletir sobre a avaliação de ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes. Considera-se os ambientes de aprendizagem como fontes potenciais de desenvolvimento onde os aprendizes, enquanto membros integrantes desses contextos agem numa perspetiva construtivista. Conclui-se que a avaliação dos ambientes de aprendizagem deve procurar ultrapassar a limitação associada ao excessivo foco atribuído à eficiência do ensino, o que poderá ser concretizado por meio da inclusão, efetiva, do estudante no contexto. Reconhece-se também a importância que a agência assume nos ambientes de aprendizagem e sugere-se que os ambientes de aprendizagem potenciais ou emergentes procurem integrar uma conceção holística e inclusiva dos participantes. Refletir sobre o potencial que os contextos trazem à aprendizagem e à construção do conhecimento, pode despoletar novas formas de perceber as dinâmicas das relações sociais, a aprendizagem e a educação.
Description
Keywords
Agency Emerging environments Learning Assessment Social and emotional competencies Agência Ambientes emergentes Aprendizagem Avaliação Competências socioemocionais . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Vieira, L. M. S., & Brazão, J. P. G. (2022).Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos . Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), 13636-13636. https://doi.org/10.20952/jrks3113636
Publisher
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca