Repository logo
 
Publication

A metodologia de trabalho de projeto no jardim de infância: percursos de promoção da literacia

dc.contributor.authorFernandes, Fabiana
dc.contributor.authorPereira, Gorete
dc.date.accessioned2021-04-07T09:32:35Z
dc.date.available2021-04-07T09:32:35Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA partir do tema geral do XV Colóquio Literacia Científica: Ensino, Aprendizagem e Quotidiano, propomos um olhar sobre a aprendizagem e a Metodologia de Trabalho de Projeto no jardim de infância. O foco no modelo interativo/construtivista determinou as opções assumidas e a primazia dos processos de negociação das aprendizagens a promover, com vista ao desenvolvimento e à capacitação de um grupo de 18 crianças de 4 anos. O respeito pelas necessidades individuais da criança, o estímulo ao desenvolvimento do seu pensamento crítico e criativo, a contemplação dos seus saberes e experiências, a promoção da responsabilidade, autonomia, autoestima e a negocia- ção conduziu à promoção de aprendizagens significativas, assumindo-se estas prá- ticas pedagógicas como uma alternativa às perspetivas escolarizantes, académicas e homogeneizantes muito comuns em contextos de educação de Infância. Registaram-se evidências de grandes benefícios, no desenvolvimento e estimulação dos processos de aprendizagem e a construção partilhada do conhecimento das crianças envolvidas.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper and from the general theme of the 15th Scientific Literacy Colloquium: Teaching, Learning and Daily Life we propose a look at learning and the project work methodology in kindergarten. The focus on the interactive / constructivist model determined the options assumed and the primacy of the learning negotiation processes to be promoted, with a view to the development and training of a group of 18 4-year-olds. Respect for the individual needs of the child, stimulating the development of his critical and creative thinking, contemplating his knowledge and experiences, promoting responsibility, autonomy, self-esteem and negotiation led to the promotion of meaningful learning by assuming these pedagogical practices. as an alternative to the schooling, academic and homogenizing perspectives very common in childhood education contexts. There was evidence of great benefits in the development and stimulation of learning processes and the shared construction of knowledge of the children involved.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2021fernandespereira2pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3251
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeirapt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.subjectEduca-ção de infânciapt_PT
dc.subjectConstrução partilhada do conhecimentopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectProject workpt_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.subjectShared construction of knowledgept_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA metodologia de trabalho de projeto no jardim de infância: percursos de promoção da literaciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage194pt_PT
oaire.citation.startPage179pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNamePereira
person.givenNameGorete
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO NO JARDIM DE INFÂNCIA.pdf
Size:
393.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format