Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
210.03 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Um dos problemas da educação é a memória, ou a sua falta. Outro, é o sim plismo dos que consideram que a história da educação começou no momento
em que, pela primeira vez, pensaram nela. E, se isto é muitas vezes verdade
entre os que praticam a escola vulgar de Lineu, a que tem muros, turmas, pro gramas, livros de texto (sejam eles em papel ou exilados em tablets) currículo
expresso e oculto, alunos, professores, auxiliares da ação educativa, técnicos
de laboratório, funcionários administrativos, etc., é ainda verdade maior entre
a nova elite da virtualização da instrução. Para não falar dos que, alcandorados
a funções de gestão política da educação, acreditam que sabem por inerência e
o futuro é o que resultará das suas decisões executivas e/ou legislativas.
Mas, neste texto, os alvos da minha reflexão são aqueles que, acreditan do que o futuro da escola é o que conseguem imaginar, e a sua imaginação
é um olhar de sentido único, atraído pelo brilho dos gadgets tecnológicos,
que cega o contexto e oblitera o passado da educação, como se não tivesse
existido, ou tivesse acontecido numa espécie de idade das trevas. No entan to, bastaria recuar menos de cem anos para percebermos como a tecnolo gia foi sendo utilizada, invariavelmente ligada aos processos de instrução,
ao abrigo de um eficientismo determinista muitíssimo pouco sofisticado e
absolutamente redutor, que não mudou a escola física nem o seu destino.
E bem poderia, se tivesse havido mesmo imaginação e vontade, como bem
demonstrou Papert (1980, 1986, 1990, 1991, 1993), pedagogo eminentíssimo
da área da tecnologia, respaldado pelos contributos dos teóricos críticos e
pós-críticos da escola e do currículo, de produção tão abundante e profun da, quão profunda é a ignorância generalizada e contumaz dos que os igno ram. Enfim, há sempre alguém a pregar no deserto e, na maioria das vezes,
os profetas são tidos por loucos, sobretudo se propõem heterodoxias.
Description
Keywords
Ciências da educação Ensino Tecnologia . Faculdade de Ciências Sociais
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa