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O futuro todo de uma vez

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Um dos problemas da educação é a memória, ou a sua falta. Outro, é o sim plismo dos que consideram que a história da educação começou no momento em que, pela primeira vez, pensaram nela. E, se isto é muitas vezes verdade entre os que praticam a escola vulgar de Lineu, a que tem muros, turmas, pro gramas, livros de texto (sejam eles em papel ou exilados em tablets) currículo expresso e oculto, alunos, professores, auxiliares da ação educativa, técnicos de laboratório, funcionários administrativos, etc., é ainda verdade maior entre a nova elite da virtualização da instrução. Para não falar dos que, alcandorados a funções de gestão política da educação, acreditam que sabem por inerência e o futuro é o que resultará das suas decisões executivas e/ou legislativas. Mas, neste texto, os alvos da minha reflexão são aqueles que, acreditan do que o futuro da escola é o que conseguem imaginar, e a sua imaginação é um olhar de sentido único, atraído pelo brilho dos gadgets tecnológicos, que cega o contexto e oblitera o passado da educação, como se não tivesse existido, ou tivesse acontecido numa espécie de idade das trevas. No entan to, bastaria recuar menos de cem anos para percebermos como a tecnolo gia foi sendo utilizada, invariavelmente ligada aos processos de instrução, ao abrigo de um eficientismo determinista muitíssimo pouco sofisticado e absolutamente redutor, que não mudou a escola física nem o seu destino. E bem poderia, se tivesse havido mesmo imaginação e vontade, como bem demonstrou Papert (1980, 1986, 1990, 1991, 1993), pedagogo eminentíssimo da área da tecnologia, respaldado pelos contributos dos teóricos críticos e pós-críticos da escola e do currículo, de produção tão abundante e profun da, quão profunda é a ignorância generalizada e contumaz dos que os igno ram. Enfim, há sempre alguém a pregar no deserto e, na maioria das vezes, os profetas são tidos por loucos, sobretudo se propõem heterodoxias.

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Keywords

Ciências da educação Ensino Tecnologia . Faculdade de Ciências Sociais

Pedagogical Context

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Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa

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