Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorMeneses, Maria Amélia Alves
dc.date.accessioned2025-01-02T12:09:36Z
dc.date.available2025-01-02T12:09:36Z
dc.date.issued2024-07-10
dc.description.abstractO relatório, desenvolvido no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abrange as três fases otimizados no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um sentimento de satisfação. Este relatório foi também uma maneira de adquirir conhecimento em áreas que senti a necessidade de priorizar enquanto futura profissional. Percebi imediatamente que a consciência fonológica era uma parte meritória a considerar como segundo estágio o 1º ano do 1º Ciclo, subsequente ao primeiro no Pré-Escolar. Ao compreender que no 1º ano se inicia um processo de alfabetização, ambas estão interligadas. Respeitante à Investigação-Ação, foram elaborados dois projetos. O primeiro visou a desenvoltura da criatividade entre os quatro e os seis anos. Quanto à questão-problema; como estimular a criatividade, nos Super Amigos, no domínio da Expressão Plástica, resultou numa melhor comunicação e autonomia e, ainda, num aumento da autoestima ao contemplarem as suas obras. Um outro projeto implementado visou uma aprendizagem lúdica na área curricular da Matemática, presente no nosso quotidiano. Curiosamente, verifiquei um incremento da criatividade, do raciocínio lógico. Do mesmo modo, houve uma majoração em aspetos afetivos e emocionais. A minha prática pedagógica em contexto Pré-Escolar ocorreu na Escola A, com crianças entre os quatro e os seis anos. A primeira prática pedagógica na valência do 1º Ciclo foi numa turma de 1º ano, na Escola B e, a segunda, numa turma de 3º ano, na escola C. Ao longo da minha intervenção, procurei conceptualizar a singularidade de cada professor, adotando uma metodologia que, como veremos ao longo do trabalho, preenchia e pressupunha o melhor aos meus alunos. Os ensinamentos ocorreram por meio de abordagens construtivistas, cooperativas e significativaspor
dc.description.abstractThe report, developed within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, covers the three projects optimized in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, with a feeling of satisfaction. This report was also a way to acquire knowledge in areas which I feel the need to prioritize as a future professional. I immediately realized that phonological awareness was a worthy part to consider as a second stage in the 1st year of 1 st Cycle, subsequent to the first in Pre-School. By understanding that in the 1st year a literacy process begins, both are interconnected. Regarding Action Research, two projects were developed. The first aimed at developing creativity between the ages of four and six. Regarding the problem question; how to stimulate creativity in Super Friends in the field of Plastic Expression, posed in better communication and autonomy and also, in an increase in self-esteem when contemplating their works. Another implemented aims at playful learning in the curricular area of Mathematics, present in our daily lives. Interestingly, I noticed an increase in creativity and logical reasoning. Likewise, an increase in affective and emotional aspects. My pedagogical practice in a Pre-School context took place at school A, where I accompanied children between four and six years of age. The first pedagogical practice in the 1st Cycle was in a 1st year class, at school B, and the second in a 3rd year class, at school C. Throughout my intervention, I sought to conceptualize the uniqueness of each teacher, adopting a methodology that, as we will see throughout the work, fulfilled and presupposed the best for my students. Teachings was implemented through constructivist, cooperative and meaningful approaches.eng
dc.identifier.tid203742125
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7104
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAfeto
dc.subjectAprendizagem cooperativa
dc.subjectConsciência fonológica
dc.subjectInteligência emocional
dc.subjectJogo
dc.subjectReflexividade
dc.subjectAffection
dc.subjectCooperative learning
dc.subjectPhonological awareness
dc.subjectEmotional intelligence
dc.subjectGame
dc.subjectReflexivity
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de estágio MAM.pdf
Size:
5.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: