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Authors
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Abstract(s)
Segundo uma perspetiva crítica e baseando-se em autores como Papert), Jonassen, Toffler,
Robinson, Facer e Christensen, o artigo aborda a incorporação de tecnologias potencialmente transformadoras na escola, tão transformadoras que algumas delas (as TIC, por exemplo) têm tido poder suficiente para operarem mudanças radicais na maneira como vivemos e até como nos representamos, e como essas tecnologias acabam invariavelmente ao serviço do desenvolvimento
do currículo, sem que daí advenham mudanças qualitativas importantes, quer para escola, muito menos para o próprio currículo.
No caso particular das TIC, o artigo discute também como as propostas inovadoras do seu uso como ferramentas de aprendizagem desvinculadas dos modelos curriculares a priori, one-fits-all, desenvolvidas nomeadamente ao longo dos anos setenta e oitenta do século XX, foram sendo
inexoravelmente suplantadas pelo uso de TIC ao serviço da didática e, mais recentemente, como suporte de plataformas digitais de distribuição de conteúdos curriculares.
Description
Keywords
TIC Currículo Didática . Centro de Ciências Sociais
Citation
Fino, C. N. (2014) O currículo domador e as tecnologias selvagens. Atas do XI Colóquio Sobre Questões Curriculares, VI Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (pp. 3613-3619). Braga: Universidade do Minho. (ISBN: 978-989-8525-37-6).
Publisher
Universidade do Minho