Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Liderança e contribuição da prática de aikido no combate à indisciplina: estudo de caso numa escola da RAM

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoDina Silva.pdf2.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio insere-se como etapa fundamental à conclusão do curso de 2.º Ciclo em Ciências da Educação – Administração Educacional (AE). O Relatório descreve o conjunto principal de atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular realizado no Conselho Executivo (CE) de uma escola de 2.º e 3.º Ciclos, na cidade do Funchal. Da observação do contexto escolar e da análise documental a documentos estruturantes das dinâmicas pedagógicas da escola surgiu, no âmbito de uma investigaçãoação, a possibilidade de dinamizar um projeto de prevenção da indisciplina por meio da prática de Aikido. Este tem por objetivo compreender a contribuição que o Aikido tem no combate à indisciplina, bem como analisar o papel da liderança do CE na gestão desta problemática que atenta às relações humanas. Foram privilegiadas como técnicas de recolhas de dados a observação participante e não participante, documentos oficiais da escola, entrevistas e diário de campo. Como técnicas de análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e a triangulação de dados. De acordo com os dados recolhidos e a respetiva análise, a indisciplina manifestou-se diariamente na escola, porém com a prática do Aikido, foi possível verificar os efeitos de melhoria que esta arte exerceu sobre o comportamento dos alunos, pois estes revelaram uma conduta que vai ao encontro dos valores que são praticados no Aikido.
The present Internship Report is inserted as a fundamental step to the conclusion of the 2nd cycle course in Educational Sciences - Educational Administration (EA). The report describes the main set of activities developed within the scope of the curriculum internship held at the Executive Council (EC) of the 2nd and 3rd Cycle, in Funchal city. From the observation of the school context and the documentary analysis to the structuring documents of the pedagogical dynamics of the school, the possibility of dynamizing a project of prevention of indiscipline through the practice of Aikido emerged within the framework of an action research. Its purpose is to understand the contribution that Aikido has in the fight against indiscipline, as well as to analyze the role of the leadership of the CE in the management of this problematic that attentive to human relations. Participant and non-participant observation, official school documents, interviews and field diary were used as data collection techniques. As data analysis techniques, the techniques of content analysis and data triangulation were used. According to the data collected and their analysis, indiscipline manifested itself daily in the school, but with the practice of Aikido, it was possible to verify the improvement effects that this art exerted on the students behavior, as these revealed a conduct that meets the values that are practiced in Aikido.

Description

Keywords

Indisciplina Lideranças Aikido Investigação-ação Indiscipline Leaderships Aikido Action research Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License