Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.69 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos a arte tem sido associada à promoção da inclusão. O objetivo deste trabalho é analisar as perceções do
impacto do grupo de Dança Inclusiva, Grupo Dançando com a Diferença, no desenvolvimento pessoal e na inclusão social dos seus elementos. No estudo participaram 20 sujeitos: 12 bailarinos (cinco bailarinos sem necessidades especiais e sete com
necessidades especiais), cinco elementos que fazem parte da equipa técnica, e três encarregados de educação de bailarinos
com deficiência mental. A recolha de dados foi realizada através da realização de focus groups junto de bailarinos, encarregados
de educação e equipa técnica, e de uma entrevista individual ao Diretor Artístico. Os resultados apontam genericamente para
perceções do grupo como agente facilitador da inclusão e de mudanças ao nível da aquisição de competências técnicas e
artísticas, associadas ao desenvolvimento de competências sociais, permitindo perceber a dança também como forma de realização profissional e de inserção social.
Description
Keywords
Dança Inclusão Dança inclusiva Necessidades educativas especiais Orientação vocacional Papel social . Centro de Artes e Humanidades
Citation
Antunes, A. P., Silva, C., & Araújo, L. (2013). A dança como fator de desenvolvimento pessoal e de inclusão: Perceções de um grupo de dança inclusiva. Revista Portuguesa de Educação Artística, 3, 33-45.
Publisher
Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia