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Construção da carreira no ensino secundário: estudo exploratório com psicólogos e estudantes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Renato Gil Gomes
dc.contributor.authorFernandes, Elsa Maria Macedo
dc.date.accessioned2018-06-26T10:29:40Z
dc.date.available2018-06-26T10:29:40Z
dc.date.issued2018-03-07
dc.description.abstractA adolescência corresponde a um período do ciclo de vida em que se verifica um primeiro compromisso com a carreira e, nessa medida, a um período significativo de desenvolvimento vocacional. Face à importância e ao impacto da tomada de decisão de carreira na adolescência, a intervenção psicológica na carreira e no domínio vocacional assume grande relevância na promoção da adaptabilidade dos jovens. Assim, no presente estudo, pretendemos compreender o modo como se opera a intervenção vocacional no ensino secundário na região da Madeira, bem como as variáveis associadas a uma maior adaptabilidade na carreira nos jovens. Para o efeito, optamos por uma investigação com design misto e constituída por dois estudos. O primeiro estudo de natureza qualitativa, com recurso à técnica da entrevista, envolveu a participação de 6 psicólogas a exercerem em escolas com nível secundário da Madeira. No segundo estudo, procurámos analisar a relação entre um conjunto de variáveis sociodemográficas (zona de residência, habilitações académicas dos pais e sexo), relativas ao percurso escolar (médica escolar e retenções) e à participação em atividades de construção de carreira e a adaptabilidade. Participaram 201 estudantes do ensino secundário, com idades entre os 16 e os 23 anos (M = 17,56, DP = 0,89). Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico e o inventário Career Adaptabilities Scale. Os resultados do primeiro estudo indicam que, na prática dos profissionais de Psicologia, existem condicionantes de uma abordagem de desenvolvimento de carreira sistemática junto dos alunos do ensino secundário; elucidam também para as necessidades no plano da intervenção vocacional neste nível de ensino nas escolas da Madeira e conduzem a reflexões com implicações para a prática. No segundo estudo, não se verificaram efeitos significativos de variáveis sociodemográficas na adaptabilidade de carreira dos jovens. Quanto às variáveis relativas ao percurso escolar, verificou-se uma associação positiva entre indicadores de sucesso escolar e a adaptabilidade. Foram identificadas limitações e elencadas sugestões de investigações futuras. Contribuímos, desta forma para a compreensão da realidade da intervenção de carreira apresentando as perspetivas dos intervenientes no processo e potenciamos a reflexão no domínio vocacional no ensino secundário na Região.pt_PT
dc.description.abstractAdolescence is a period of the life cycle in which a first commitment to the career emerges, corresponding to a significant period of vocational development. Given the importance and impact of career decision making in adolescence, career intervention is of great importance in promoting the adaptability of young people. Therefore, in the present study, we aim at understanding in which way the vocational intervention is performed in Madeira island secondary schools, as well as the variables associated with greater adaptability in the career of the adolescents. In this paper, two studies are presented. The first study was qualitative, using the technique of interview, which involved the participation of 6 educational psychologists that practice in secondary schools in Madeira. In the second study, we intended to analyse the correlation between a set of sociodemographic variables (area of residence, parents academic qualifications and gender), related to the school path (school average and retentions) and to the participation in career interventions and adaptability. 201 students from the secondary education level, aged between 16 and 23 (M = 17,56, DP = 0,89) participate in the study. The instruments used were a sociodemographic questionnaire and the Career Adaptabilities Scale. The results of the first study indicated that, in the practice of Psychology professionals, there are constraints related to the approach of systematic career development of secondary school students; it also elucidated the needs for vocational intervention at this level of education in the schools of Madeira, which leads to reflections for practice. In the second study, no significant effect of the sociodemographic variables on the adolescents’ career adaptability was observed. Regarding the variables related to school progress, a positive association between the school success indicators and adaptability was verified. Limitations and suggestions for future research have been identified. In this way, we contributed to the understanding of career intervention practice, presenting the perspectives of those involved in the process and fostering the reflection in the vocational field in secondary schools from Madeira island.pt_PT
dc.identifier.tid201914492pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1981
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento vocacionalpt_PT
dc.subjectConstrução da carreirapt_PT
dc.subjectAdaptabilidadept_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectServiços de psicologia e orientaçãopt_PT
dc.subjectIntervenção na carreirapt_PT
dc.subjectVocational developmentpt_PT
dc.subjectCareer developmentpt_PT
dc.subjectAdaptabilitypt_PT
dc.subjectHigh schoolpt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.subjectIntervention programspt_PT
dc.subjectPsychological intervention in schoolspt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleConstrução da carreira no ensino secundário: estudo exploratório com psicólogos e estudantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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