Repository logo
 
Publication

Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.advisorAlves, Francisco Régis Vieira
dc.contributor.authorLima, Nilce de Oliveira
dc.date.accessioned2021-02-02T22:08:40Z
dc.date.available2021-02-02T22:08:40Z
dc.date.issued2020-07-16
dc.description.abstractA escola está passando por diversas mudanças, a cada dia está mais difícil conseguir reter atenção do aluno em sala de aula; além de que a insatisfação com a matemática continua presente na vida escolar. O paradigma fabril ainda prevalece na educação atual. Embora, surjam inovações pedagógicas para incentivar ideias e comportamentos diferenciados, que contribuem para mudanças nas práticas pedagógicas, tendo como desafio tornar o aluno mais independente e participativo na construção da sua própria aprendizagem. Com base nas constantes queixas escolares das dificuldades de aprendizagem na matemática, por boa parte dos alunos, surgiu o interesse nesta pesquisa. O intuito foi buscar, através da etnográfica na educação, se as práticas pedagógicas do projeto de educação matemática realizadas no Colégio Cebrapi-Piauí, caracterizariam inovação pedagógica. Algumas tentativas de mudanças, no campo da educação matemática, já aparecem através da utilização do construtivismo, aprendizagem significativa e colaborativa. Concluindo-se que, a inovação pedagógica é algo necessário para o processo de aprendizagem dos alunos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos, que são construídos ao longo da sua vivência e experiências matemáticas utilizadas no seu dia-a-dia.pt_PT
dc.description.abstractThe school is currently undergoing several changes, each day is more difficult to retain the attention of the student in the classroom, and that dissatisfaction with mathematics is still present in school life. The factory paradigm still prevails in today's education. However, pedagogical innovation arises to encourage innovative ideas and behaviors, which may contribute to changes in pedagogical practices, with the challenge of making the student more independent and participatory in the construction of his own learning. Based on the present school complaint of learning difficulties in mathematics, by a good part of the students, this research appeared. The intuition was to search through the ethnographic in education, if the pedagogical practices of the mathematical education project carried out in the Cebrapi-Piauí College, would characterize pedagogical innovation. Some attempts at changes in the field of mathematics education already appear through the use of constructivism, meaningful and collaborative learning. In conclusion, pedagogical innovation is something necessary for the students' learning process in the development of mathematical concepts, which are constructed throughout their experience and mathematical experiences used in their daily lives.pt_PT
dc.identifier.tid202581659pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3097
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação matemáticapt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectEducation mathematicspt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEducação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇAO COMPLETA PARA CD.pdf
Size:
2.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format