Repository logo
 
Publication

Um percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologias

dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorCarvalho, Francisco António Borges Gonçalves de
dc.date.accessioned2014-01-17T11:28:51Z
dc.date.available2014-01-17T11:28:51Z
dc.date.issued2014-01-17
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Consiste numa reflexão sobre o meu percurso profissional, iniciado no ensino da física e química e culminando no ensino da matemática, com as tecnologias sempre presentes, sem olvidar uma breve experiência na área empresarial. Proponho-me analisar este percurso à luz do enquadramento teórico assente nos temas: crescimento como professor, o ensino de adultos e as tecnologias no ensino. Para o efeito, evidencio a importância da heterogeneidade da formação necessária a um professor, atendendo à realidade social em que exercemos a nossa profissão, bem como às inovações com que nos deparamos constantemente na área das tecnologias de informação e comunicação. Atendendo a que a maior parte do meu exercício profissional tem decorrido perante um corpo discente adulto, nomeadamente adultos em reclusão, foi atribuída a esta área uma dimensão significativa, sobretudo no que concerne ao modelo andragógico. Pretendo ainda demonstrar em que medida ao longo do meu crescimento como professor procurei ir ao encontro das transformações sociais, optando por formações que me facultassem os meios necessários ao exercício profissional adequado aquelas que são as características de diferentes corpos discentes.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.tid201162024
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/523
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectEnsino de adultopor
dc.subjectCrescimento como professorpor
dc.subjectTecnologias no ensinopor
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapor
dc.titleUm percurso do ensino da física para o ensino da matemática com recurso às tecnologiaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoFranciscoCarvalho.pdf
Size:
1004.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: