Repository logo
 
Publication

Psicologia pró-ambiental e bem-estar na educação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorFerreira, Luciana Maria Jardim
dc.date.accessioned2021-02-04T14:54:33Z
dc.date.available2021-02-04T14:54:33Z
dc.date.issued2020-10-08
dc.description.abstractSubsiste uma grande unanimidade entre a comunidade científica em relação às alterações ambientais globais, sendo que estas estão a assumir-se mais rapidamente do que o calculado, proveniência do comportamento e das decisões humanas. Neste contexto, devemos considerar as ameaças ao meio ambiente e à saúde física, mas também, à saúde mental e ao bem-estar. Concedendo especial enfoque na necessidade de envolver a educação ambiental nos contextos social, económico e político de forma a atingir práticas sustentáveis. A Psicologia poderá contribuir para a promoção de respostas mais responsáveis em termos ambientais, de modo a que os indivíduos possam melhor adaptar-se às alterações ambientais e para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende analisar as relações entre o comportamento pró-ambiental, e o bem-estar no contexto educativo, incluindo-se a análise da influência do género, da idade e do nível educacional. Trata-se de um estudo quantitativo correlacional, que utiliza uma amostra aleatória. Os dados foram recolhidos através das redes sociais e correio eletrónico, através de uma amostra de 326 participantes. Os resultados indicam que variáveis como a idade e o nível de educação têm uma relação ao nível do comportamento pró-ambiental, assim como, o bem-estar poderá relacionar-se com o comportamento pró-ambiental, na amostra em estudo, sendo que não encontramos diferenças entre o género.pt_PT
dc.description.abstractThere is great unanimity among the scientific community regarding global environmental changes, which are taking place more quickly than calculated, due to human behaviour and decisions. In this context, we must consider threats to the environment and physical health, but also to mental health and well-being. Giving important focus on the need to involve environmental education in social, economic and political contexts to achieve sustainable practices. Psychology can contribute to the promotion of more responsible responses in environmental terms so that individuals can better adapt to environmental changes and for sustainable development. This study aims to analyse the relationships between pro-environmental behaviour and wellbeing in education contexts, including an analysis of the influence of the educational level, age and gender. This is a correlational quantitative study using a random sample. Data was collected through social networks and email, and a sample of 326 subjects obtained. The results indicate that variables such as age and level of education have a relationship with the level of pro-environmental behaviour, as well as, well-being may be related to pro-environmental behavior, in the sample under study. No gender differences were found.pt_PT
dc.identifier.tid202581675pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3103
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicologia do ambientept_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectComportamento pró-ambientalpt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectEnvironmental psychologypt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.subjectPro-environmental behaviourpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titlePsicologia pró-ambiental e bem-estar na educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado - Luciana .pdf
Size:
755.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format