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Abstract(s)
As explicações, enquanto fenómeno educativo, também denominado de “mercado das explicações”, “sistema educativo paralelo”, “mercado educativo”, “actividade na sombra” e “terceiro sistema educativo” é um fenómeno à escala global; existe
praticamente em todos os países, desenvolvidos e em vias de desenvolvimento (PISA, 2003).
As políticas educativas, em Portugal, já incidiram, tangencialmente, na regulação das
suas práticas mas têm ignorado a sua importância e dimensão, sobretudo no que
concerne às questões fundamentais que se levantam na área da igualdade de oportunidades e da equidade do acesso à educação. Estudos de investigação recentes indicam que o recurso às explicações tem como base subjacente a procura do sucesso educativo e a resposta à competitividade existente na sociedade pela educação enquanto valor social e económico.
Na verdade, existem questões de igualdade de oportunidades que este fenómeno
levanta, quer em função das possibilidades económicas das famílias, porque nem todos
os pais têm poder económico para os filhos frequentarem as explicações, quer geográficas, já que no interior e nas zonas rurais a oferta das explicações não é a
mesma. Neste trabalho, pretendemos analisar, duma forma exploratória, a incidência, as
características e a importância deste fenómeno focando-nos essencialmente nos
seguintes indicadores de análise: política educativa, sucesso escolar, impacto das
explicações, disciplina mais procuradas, dispêndio financeiro por parte das famílias e
tempo semanal dedicado às explicações. Nesse sentido, foram recolhidos dados
empíricos de quarenta e cinco alunos do 12º ano dum Estabelecimento de Educação
Secundária da Região Autónoma da Madeira no fim do ano lectivo de 2007-2008.
Description
Keywords
Explicações (Ensino) Política educativa Sucesso escolar Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais
Citation
Bento, A. (2009). O fenómeno das explicações: políticas educativas, sucesso escolar e seus determinantes – um estudo exploratório na Região Autónoma da Madeira. In L. Rodrigues & J. Brazão (Org.), Políticas educativas: discursos e práticas (311-324).Funchal:Grafimadeira.