Repository logo
 
Publication

Liderança e gestão nas escolas da Região Autónoma da Madeira: um estudo de caso

dc.contributor.authorSilva, Natália L.
dc.contributor.authorBento, António V.
dc.contributor.authorFraga, Nuno M. S.
dc.date.accessioned2021-06-22T10:21:55Z
dc.date.available2021-06-22T10:21:55Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo de investigação, de caracter misto, consistiu na aplicação de um inquérito a 504 professores e a realização de 19 entrevistas semiestruturadas (dezoito a Diretores/Presidentes das instituições escolares, e uma ao Diretor Regional da Administração Educativa). Foi nosso objetivo fazer uma análise sobre o tema da organização, gestão e liderança escolar dos Diretores/Presidentes das escolas do segundo e terceiros Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Neste artigo iremos focar-nos nos resultados qualitativos resultantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que: os professores continuam a preocupar-se com a transmissão dos valores fundamentais e alcance do sucesso educativo numa escola em crise; que o estilo de liderança predominantemente adotado pelos Diretores/Presidentes das escolas da RAM é o estilo transformacional; que o exercício do gestor/líder obedece a um perfil enquadrado num modelo de Diretor/Presidente padrão com caraterísticas bem determinadas.pt_PT
dc.description.abstractThis research, mixed in nature, deals with the application of a questionnaire to 504 teachers and the performance of 19 semi structured interviews (18 to school Head teachers and one to the Regional Educational Administration Director). It was our objective to do an analysis on the subject of organization, school management and leadership of the Directors / Presidents of the second and third of the schools of basic education cycles and Secondary Education of the Autonomous Region of Madeira (RAM). In this article we will focus on the qualitative results derived from the research study. The results of this study reveal that: the teachers are still worrying about the transmission of fundamental values and the reach of the educational success within a school in crisis; the predominant style of leadership adopted by Head teachers in RAM is the “transformational” style; the manager/leader performance follows a pattern of well-defined characteristics.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, N. L., Bento, A. V., & Fraga, N. M. S. (2017, junio 29). Liderança e gestão nas escolas da Região Autónoma da Madeira: um estudo de caso = Leadership and management in the schools of the Autonomous Region of Madeira: a case study]. Campo Abierto. Revista de Educación, 36(1), 83-94. Recuperado a partir de https://relatec.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/2981pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3483
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFacultad de Educación de la Universidad de Extremadura (España)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectRegião Autónoma da Madeirapt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectAutonomous Region of Madeirapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleLiderança e gestão nas escolas da Região Autónoma da Madeira: um estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeLiderazgo y gestión en las escuelas de la Región Autónoma de Madeira: un estudio de casopt_PT
dc.title.alternativeLeadership and management in the schools of the Autonomous Region of Madeira: A case studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage94pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleCampo Abierto. Revista de Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
person.familyNameBento
person.familyNameFraga
person.givenNameAntónio V.
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.orcid0000-0002-9818-3145
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.scopus-author-id37028106300
person.identifier.scopus-author-id57210292740
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf3447b0d-37fb-4aae-8162-6e9ed95c8c9d
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf3447b0d-37fb-4aae-8162-6e9ed95c8c9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Liderança e Gestão nas Escolas da Região Autónoma da Madeira um estudo de caso).pdf
Size:
125.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format