Repository logo
 
Publication

O círculo de leituras como ambiente matético: construção de redes produtoras de conhecimento como prática educacional inovadora

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves
dc.contributor.authorFraga, Fátima Alves
dc.date.accessioned2017-07-10T13:37:46Z
dc.date.available2017-08-10T00:30:09Z
dc.date.issued2014-02-12
dc.description.abstractEsta pesquisa, cujo objetivo é compreender de que forma o Círculo de Leituras, como um ambiente matético, constrói um espaço e um tempo de aprendizagem relacional e significativo entre aprendizes, produzindo redes de conhecimentos e traduzindo-se em processo de inovação pedagógica. Esta pesquisa qualitativa de base etnográfica, tendo a observação participante completa como indicador para investigação da leitura crítica dos aprendizes envolvidos, tem como objeto o Círculo de Leituras enquanto uma experiência de ambientação matética, na Escola Pan Americana da Bahia, com estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2009 – 2010, sob o prisma da inovação pedagógica na contemporaneidade. Compreende-se que, neste contexto, inovação pedagógica é definida como mudanças paradigmáticas e estruturais no modo de aprender e ensinar. Esta dissertação fundamenta-se nas teorias do interacionismo de Jean Piaget e do construcionismo de Lev Vygotsky e de Seymour Papert.pt_PT
dc.description.abstractThis research, whose goal is to understand how the Reading Circle, as an environment matético, build a space and time and significant relational learning among learners, producing and translating knowledge network in the process teaching innovation. This qualitative research based on ethnographic research, and participant observation complete as an indicator to investigate the critical reading of the learners involved, has as its object the circle readings as an experience of setting matética, the Pan American School of Bahia, with students from 5th grade Elementary School during the academic year 2009 - 2010, through the prism of educational innovation in contemporary times. It is understood that in this context, pedagogical innovation is defined as paradigmatic and structural changes in the way of learning and teaching. This dissertation is based in the theories of Jean Piaget's interactionism, constructivism of Lev Vygotsky and Seymour Papert, beyond the scope of the latter to the use of new technologies in the construction of networks of knowledge producers.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1594
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCírculo de leituraspt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectMatéticapt_PT
dc.subjectRede de conhecimentopt_PT
dc.subjectCircle readingspt_PT
dc.subjectEducational innovationpt_PT
dc.subjectKnowledge networkspt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO círculo de leituras como ambiente matético: construção de redes produtoras de conhecimento como prática educacional inovadorapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoFÁTIMAFRAGA.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: