Repository logo
 
Publication

Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores

dc.contributor.authorMartins, Sónia
dc.contributor.authorFernandes, Elsa
dc.date.accessioned2021-04-06T10:10:24Z
dc.date.available2021-04-06T10:10:24Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática.pt_PT
dc.description.abstractThe domain of mathematical literacy concerns to the “ability of an individual to formulate, apply and interpret mathematics in several contexts. It includes mathe matical reasoning and using mathematical concepts, processes, facts and tools to describe, explain and predict phenomena” (OECD, 2017, p. 7). An approach that con ceptualize mathematical education on a mathematical literacy perspective should be based on learning scenarios that appeal to students’ mathematical activity that prioritizes construction and use of mathematical knowledge, aiming to develop skills in the field of problem-solving, mathematical reasoning, mathematical representations, communication, and in the internal and external mathematical nections (NCTM, 2007). In this communication we intend to discuss how the design of learning scenarios (Carroll, 1999) by pre-service teachers contributes to the con struction of learning environments that promote mathematical literacy.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2021martinsfernandespt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3241
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeirapt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia matemáticapt_PT
dc.subjectCenários de aprendizagempt_PT
dc.subjectMathematical literacypt_PT
dc.subjectLearning scenariospt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleLiteracia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Madeira), Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage87pt_PT
oaire.citation.startPage73pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameMartins
person.familyNameFernandes
person.givenNameSónia
person.givenNameElsa
person.identifier.ciencia-id9611-2AAE-F51C
person.identifier.ciencia-idD614-35E0-4AFA
person.identifier.orcid0000-0001-8336-4165
person.identifier.orcid0000-0002-9867-6230
person.identifier.scopus-author-id55441570100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1008478e-81e1-48fa-9d3f-f292ef1304e9
relation.isAuthorOfPublicationdb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Literacia matemática contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores.pdf
Size:
281.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format