Repository logo
 
Publication

Ensinar investigação qualitativa: Experiência de Unidade Curricular num Curso de Mestrado em Psicologia da Educação

dc.contributor.authorAntunes, Ana Pereira
dc.date.accessioned2022-07-15T13:20:39Z
dc.date.available2022-07-15T13:20:39Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA prática pedagógica retratada neste trabalho remete para o ensino da metodologia qualitativa numa Unidade Curricular de Métodos de Investigação, de um curso de mestrado em Psicologia da Educação, numa universidade pública portuguesa, centrada na investigação qualitativa e integrada num plano curricular, no ano letivo de 2013/2014. Os principais objetivos da unidade curricular pretendem que os alunos sejam capazes de: enquadrar e caracterizar a metodologia de investigação qualitativa; de descrever e aplicar técnicas básicas de recolha e análise de dados; e de comentar, planear e executar um projeto de investigação qualitativa. As aulas decorrem com recurso a metodologias de trabalho variadas, recorrendo-se, por isso, aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, promovendo o trabalho individual ou em grupo. A avaliação dos alunos é realizada através de quatro elementos: a realização de uma frequência individual; a realização, em grupo, de uma resenha crítica; e a realização de um trabalho escrito e respetiva apresentação oral. Apresentam-se os dados recolhidos junto de sete alunos, cinco mulheres e dois homens, com recurso à construção de uma narrativa, apreciando individualmente a disciplina em questão (Métodos de Investigação II). Os dados analisados apontam para satisfação dos participantes com a dinâmica das aulas e o reconhecimento de aquisição de conhecimento e de competências para a realização de investigação qualitativa. Algumas limitações do estudo são apontadas bem como linhas orientadores para trabalhos futuros, e para as aulas em questão, que podem ser aplicáveis não só nesta unidade curricular mas noutras que requeiram as competências reflexiva e investigativa dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P. (2017). Ensinar investigação qualitativa: Experiência de Unidade Curricular num Curso de Mestrado em Psicologia da Educação. In CNaPPES 2016: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 219-225).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4414
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCongresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação qualitativapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleEnsinar investigação qualitativa: Experiência de Unidade Curricular num Curso de Mestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage225pt_PT
oaire.citation.startPage219pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES 2016 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameAntunes
person.givenNameAna
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensinar investigação qualitativa.pdf
Size:
163.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: