Publication
Ensinar investigação qualitativa: Experiência de Unidade Curricular num Curso de Mestrado em Psicologia da Educação
| dc.contributor.author | Antunes, Ana Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2022-07-15T13:20:39Z | |
| dc.date.available | 2022-07-15T13:20:39Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | A prática pedagógica retratada neste trabalho remete para o ensino da metodologia qualitativa numa Unidade Curricular de Métodos de Investigação, de um curso de mestrado em Psicologia da Educação, numa universidade pública portuguesa, centrada na investigação qualitativa e integrada num plano curricular, no ano letivo de 2013/2014. Os principais objetivos da unidade curricular pretendem que os alunos sejam capazes de: enquadrar e caracterizar a metodologia de investigação qualitativa; de descrever e aplicar técnicas básicas de recolha e análise de dados; e de comentar, planear e executar um projeto de investigação qualitativa. As aulas decorrem com recurso a metodologias de trabalho variadas, recorrendo-se, por isso, aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, promovendo o trabalho individual ou em grupo. A avaliação dos alunos é realizada através de quatro elementos: a realização de uma frequência individual; a realização, em grupo, de uma resenha crítica; e a realização de um trabalho escrito e respetiva apresentação oral. Apresentam-se os dados recolhidos junto de sete alunos, cinco mulheres e dois homens, com recurso à construção de uma narrativa, apreciando individualmente a disciplina em questão (Métodos de Investigação II). Os dados analisados apontam para satisfação dos participantes com a dinâmica das aulas e o reconhecimento de aquisição de conhecimento e de competências para a realização de investigação qualitativa. Algumas limitações do estudo são apontadas bem como linhas orientadores para trabalhos futuros, e para as aulas em questão, que podem ser aplicáveis não só nesta unidade curricular mas noutras que requeiram as competências reflexiva e investigativa dos alunos. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Antunes, A. P. (2017). Ensinar investigação qualitativa: Experiência de Unidade Curricular num Curso de Mestrado em Psicologia da Educação. In CNaPPES 2016: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 219-225). | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4414 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Investigação qualitativa | pt_PT |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
| dc.title | Ensinar investigação qualitativa: Experiência de Unidade Curricular num Curso de Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa (Portugal) | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 225 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 219 | pt_PT |
| oaire.citation.title | CNaPPES 2016 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
| person.familyName | Antunes | |
| person.givenName | Ana | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3336-7867 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | cd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06 |
