Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
163.39 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A prática pedagógica retratada neste trabalho remete para o ensino da metodologia
qualitativa numa Unidade Curricular de Métodos de Investigação, de um curso de
mestrado em Psicologia da Educação, numa universidade pública portuguesa, centrada
na investigação qualitativa e integrada num plano curricular, no ano letivo de
2013/2014. Os principais objetivos da unidade curricular pretendem que os alunos
sejam capazes de: enquadrar e caracterizar a metodologia de investigação qualitativa; de
descrever e aplicar técnicas básicas de recolha e análise de dados; e de comentar, planear
e executar um projeto de investigação qualitativa. As aulas decorrem com recurso a
metodologias de trabalho variadas, recorrendo-se, por isso, aos métodos expositivo,
interrogativo, demonstrativo e ativo, promovendo o trabalho individual ou em grupo. A
avaliação dos alunos é realizada através de quatro elementos: a realização de uma
frequência individual; a realização, em grupo, de uma resenha crítica; e a realização de
um trabalho escrito e respetiva apresentação oral. Apresentam-se os dados recolhidos
junto de sete alunos, cinco mulheres e dois homens, com recurso à construção de uma
narrativa, apreciando individualmente a disciplina em questão (Métodos de Investigação
II). Os dados analisados apontam para satisfação dos participantes com a dinâmica das
aulas e o reconhecimento de aquisição de conhecimento e de competências para a
realização de investigação qualitativa. Algumas limitações do estudo são apontadas bem
como linhas orientadores para trabalhos futuros, e para as aulas em questão, que podem
ser aplicáveis não só nesta unidade curricular mas noutras que requeiram as
competências reflexiva e investigativa dos alunos.
Description
Keywords
Investigação qualitativa Ensino-aprendizagem Psicologia da educação . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Antunes, A. P. (2017). Ensinar investigação qualitativa: Experiência de Unidade Curricular num Curso de Mestrado em Psicologia da Educação. In CNaPPES 2016: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 219-225).
Publisher
Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior